terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TRON: A Odisséia começa...


Desde que foi anunciado o projeto TRON: Legacy, a luz vermelha de déjà vu se acendeu em minha mente. Lembrava de ter assistido a algo desse tipo anos atrás, quando ainda era bem novo. Mas as lembranças não eram muito claras e, para poder saborear melhor essa nova produção da Disney Studios, resolvi assistir a TRON: uma Odisséia Eletrônica (1982) e devo dizer que gostei muito do que vi (contrariando as minhas próprias previsões, rs).

O que mais me surpreendeu foi a história do filme, bem estruturada e, considerando quando foi feita, realmente à frente do seu tempo. Matrix e tantos outros a que assisti nos últimos anos perderam um pouco no quesito originalidade.

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de Softwares que trabalha para uma grande corporação chamada ENCOM, mas acaba sendo passado para trás por um dos chefões. Kevin decide invadir o servidor da ENCOM com a ajuda de dois amigos, mas acaba transportado para o mundo virtual da MCP (cérebro do sistema) e precisa ajudar os programas a se libertarem da tirania da mesma, enquanto procura provas da traição que sofreu.

Mas e os efeitos especiais? Óbvio que se comparados com as possibilidades de hoje são fracos. Mas, colocando-os na perspectiva certa, eles funcionam muito bem e significaram o primeiro passo para o que assistimos hoje. As atuações não são lá essas coisas, mas nada que atrapalhe na diversão. A corrida de Light Cycles é muito bem feita e transmite bem o desafio dos competidores.

Como ainda não assisti ao novo filme, ficarei devendo comentários sobre o mesmo, que virão na segunda parte desse post. Mas já posso comentar algo: a trilha sonora feita pelo duo francês Daft Punk, que estou escutando enquanto escrevo. Torço para que o filme esteja à altura, porque uma vez que você escuta essa trilha, não consegue parar. Muito boa mesmo.

Bom, por enquanto é isso. Recomendo tanto o filme (com a mente aberta, hein...) quanto a trilha sonora.


2 comentários:

  1. Vai ser interessante comparar as duas versões do filme! Vou tentar assistir esse dos anos 1980 antes de ver o novo!

    ResponderExcluir
  2. E esse "Tron" original está sendo remasterizado em alta definição, ganhando novos "efeitos", e um lançamento em blu-ray, provavelmente junto com o novo.

    ResponderExcluir