sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Band of Brothers: Carentan e Os Substitutos

Nesse novo post sobre Band of Brothers, vamos falar sobre os episódios 3 e 4 – Carentan e Os Substitutos. 

O episódio 3 tem início mostrando o soldado que acompanharemos durante todo episódio, Albert Blithe, olhando para cima, meio perdido, enquanto seus companheiros que o reconheceram, o chamam para se juntar a eles na busca pela Easy Company. Dois dias após o salto no Dia D e ainda há soldados aliados espalhados por toda Normandia e que não conseguiram  achar suas unidades. É o caso de Blithe, Floyd e Shift.

Ao encontrarem a Easy, Perconte mostra ao Blithe que a guerra está lhe rendendo alguns souvenir e após um breve descanso, todos saem para uma nova e perigosa missão: expulsar os alemães que estão na cidade de Carentan, ponto estratégico para que os blindados aliados avancem.
Durante a caminhada, Blithe deixa transparecer todo o medo que está sentido.

A tomada de Carentan não foi fácil e após algumas baixas, eles finalmente conseguem o controle da cidade. Durante os embates, Albert Blithe é acometido do que foi chamado de “cegueira histérica” e foi conduzido para a enfermaria. Winters, que foi atingido por uma bala que richicoteou e o atingiu na perna,  está sendo atendido por Eugene “Doc” Roe quando vê Blithe no enfermaria. Ao ser informado por Eugene do que se trata, imagina-se que Winters dará um sermão ou uma bronca no soldado, mas ao invés disso, o tenente compreende o torpor dele e até oferece um retorno a Inglaterra. Blithe então se recupera depois de expor que não queria decepcionar seus companheiros.

De volta ao seu pelotão, a Easy sai em nova missão e dessa vez, são impedidos de prosseguir pois encontram uma resistência alemã na floresta nos arredores de Carentan. Passam a noite entrincheirados e nessa noite, enquanto aguardam ordens do que fazer, o Tenente Speirs percebendo que o medo toma conta de muitos da companhia diz que “eles tem medo por que acreditam que ainda existe esperança, mas quando perceberem que não há, deixarão o medo de lado e entrarão de vez na guerra.” É mais ou menos a lei “ou mata ou morre”.

Na manhã seguinte, os alemães começam um forte ataque com blindados e metralhadoras. A Easy Company e outros batalhões com eles começam a passar por momentos difíceis pois a munição está acabando e a superioridade do fogo inimigo é bem maior, até que o reforço chega e os alemães batem em retirada. Durante a batalha, Blithe entra em pânico e não consegue reagir, mas com a ajuda de Winters que diz a ele que seus amigos estão sendo atacados, Blithe redireciona sua raiva para agir. Ele então entra na guerra de vez, mas sua coragem logo será testada e no campo de batalha, apesar de necessária, ela nem sempre nos garante a vitória.





No episódio 4, Os Substitutos, a Easy Company recebe novos recrutas ainda na Inglaterra. Nos depoimentos no começo do episódio, vemos uma mistura de sentimentos dos veteranos que não queriam fazer amizade e nem ser muito cordiais com os novatos pois não desejavam ficar lamentando depois a morte deles, e o de orgulho e admiração que esses homens recém chegados no front por aqueles que estavam lutando desde o Dia D, e ostentavam as condecorações por seus feitos.

Vemos um novo e até então desconhecido James McAvoy (Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa, O Procurado) como Soldado James Miller, que faz parte do pelotão do Sargento “Bull” Randleman. Nesse episódio, os homens da Easy participam da Operação Market Guardem, que tinha como objetivo entrar na Alemanha através da Holanda. Em Eindhoven, os aliados encontram na verdade uma nação holandesa festejando sua libertação. A Easy Company porém prossegue seu caminho mas é parada por um destacamento alemão com poder de fogo muito superior ao dos aliados.

Nesse vilarejo, o Sargento “Bull” fica isolado durante o ataque e tem que passar a noite escondido em um celeiro com alemães por toda a volta. Os homens de seu pelotão, incentivados por “Wild Bill” Guarnere, sai a procura do Sargento e depois de passar a noite tentando encontrar o “chefe”, finalmente o encontram na manhã seguinte.

O senso de camaradagem e de preocupação mútua entre os soldados é um dos destaques dessa parte do seriado, que termina de um jeito que o Tenente Winters diz não gostar – recuando do campo de batalha. Como diz seu amigo, o Tenente Nixon, “sempre tem uma primeira vez para tudo”.

Curiosidade: No final da parte 3, somos informados que o Soldado Albert Blithe morreu em 1948 em função dos ferimentos na Holanda. Após a exibição do episódio, a família de Blithe veio a público corrigir essa informação. Albert Blithe teve uma carreira sólida no exército e participou da Guerra da Coréia. Ele se retirou do exército como Primeiro-Sargento, casou e teve dois filhos. Ele faleceu em 1967 e foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington com honras militares. A confusão deve-se ao fato que depois da guerra, Blithe não manteve contato com os homens de seu antigo batalhão, e todos na Easy pensaram que ele teria morrido em razão de seus graves ferimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário