quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Band of Brothers: Currahee e Day of Days

A Segunda Guerra Mundial é um dos temas mais retratados em filmes para o cinema e TV. Depois do grande evento que foi O Resgate do Soldado Ryan, os filmes de guerra passaram a trazer uma realidade espantosa para a tela afim de retratar esse período da história.

Particularmente, filmes sobre a Segunda Guerra Mundial sempre me prenderam a atenção. Gosto de saber os detalhes que fizeram desse momento o mais importante de toda civilização. Na minha opinião, nenhum tiro seria dado ou uma vida sequer seria perdida por motivo algum, ainda mais em se tratando de questões de poder em que os maiores prejudicados é a população dos países envolvidos. Guerra é cruel, devastadora tanto para vencidos como para vencedores!

Band of Brothers, minissérie de 2001 da HBO produzida por Steven Spíelberg e Tom Hanks e  a mais cara produção para a TV já realizada - US$ 120 milhões - me fez varar uma noite para assistir seus 10 episódios de uma vez. Não dava pra parar de assistir! E não ficou apenas nessa vez. Já assisti a serie completa pelo menos 5 vezes!

A série acompanha a história da Easy Company, do 506º Regimento de Infantaria Paraquedista do Exército Americano , 101ª Divisão Aerotransportada. Foi a primeira vez na história que esse recurso foi utilizado. O objetivo dos paraquedistas, era descer atrás das linhas inimigas e neutralizar canhões e metralhadoras que estivessem apontadas para as praias da Normandia, por onde chegariam as tropas aliadas para invadir a França ocupada pelos nazistas e começar o processo de libertação da Europa. Foi a maior invasão por mar já registrada! Mais de 1 milhão de pessoas envolvidas na Operação conhecida como Dia D.

O primeiro episódio da série chama-se Currahee e começa no dia 4 de junho de 1944, que seria o dia da invasão mas foi adiado em função do mal tempo sobre o Canal da Mancha. Somos então levados ao Campo de Treinamento em Taccoa, Geórgia, onde 2 anos antes, esses homens se voluntariaram para o mais pesado treinamento que o Exército podia oferecer. São apresentados as principais personagens que irão nos acompanhar ao longo dessa longa trajetória.

Tenente Dick Winters (Damian Lewis)
O episódio gira em torno do Capitão Sobel (David Schwimmer) e do Tenente Richard Dick Winters (Damian Lewis). Sobel é durão, exigente que impõe aos soldados um treinamento pesado com exercícios físicos puxados, como correr até o topo da montanha Currahee, que dá título ao episódio. O Tenente Dick Winters é mais flexível e humano, exigindo eficiência de seus homens, mas sem esquecer que são voluntários para o pior trabalho da época! Outra grande diferença entre os dois é que Dick é estrategista, tem visão do campo de batalha e Sobel é inseguro e não tem noção de direção em campo, fundamental para a sobrevivência de seus homens e dele mesmo.

Capitão Sobel (David Schwimmer)
Durante essa disputa, vemos crescer a amizade e o companheirismo entre esses homens que lutarão e enfrentarão a morte todos os dias a partir do momento que pisarem em solo Francês.
O episódio termina com uma marcante trilha sonora e vemos o esmero da equipe ao utilizar recursos da época de maneira primorosa, como os aviões C-47 utilizados na cena. São reais, e estiveram na guerra!!!

No segundo episódio, chamado Day of Days, e fica claro o motivo desse nome, vemos a Easy Company descendo na madrugada do dia 6 de junho de 1944 atrás das linhas inimigas. Os que viveram os eventos desse dia, dizem que esse é o dia mais longo de toda a história! Depois de saltarem sob forte ataque anti-aéreo, ainda tiveram que enfrentar a dificuldade de estarem espalhados por todo o canto, uma vez que não foi possível saltar exatamente nos locais previamente marcados. Nesse episódio, o Tenente Winters recebe uma complicada missão de neutralizar canhões que estão atacando os soldados que chegavam pela praia nos veículos anfíbios.

Em um momento desse segundo episódio, também somos apresentados a estupidez da guerra que separa as pessoas. Esses jovens de 20 e poucos anos que agora matam seus semelhantes e colocam a amizade e as afinidades de lado, porque alguém definiu que agora eles são inimigos.

Enfim, ao assistir a esses dois primeiros episódios somos envolvidos por essa trama e por mais que estamos assistindo a uma reprodução do que de fato aconteceu, ajuda a compreender esse momento da história da humanidade, em que alguns se sacrificaram para que, paradoxalmente, a guerra trouxesse a paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário