O que poderia juntar várias crianças em uma sala fechada durante o verão quente de uma pequena cidade da Serra Gaúcha? O jogo ALEX KIDD IN MIRACLE WORLD (1986), da SEGA. Só sei a resposta porque fazia parte desse grupo. E sei que nos divertíamos muito - antes de correr para fora de casa para continuar a aproveitar nossas férias.
O jogo conta a história de Alex Kidd, um garoto que descobre que faz parte da família real de Radaxian. Alex sai em uma aventura para salvar seu irmão Egle e a esposa do mesmo, princesa Lora, que foram capturados por Janken e descobrir o paradeiro de seu pai, o rei Sander.
História típica dos anos 80 que se tornou um jogo marcante. Muitos dizem que foi idealizado para competir com Super Mario Bros., sendo considerado por grande parte da crítica melhor que o jogo dos dois irmãos encanadores. Seu azar foi ter sido feito para um console (Master System) que nunca caiu nas graças da galera.
O jogo divertia, tinha uma jogabilidade super simples (sendo em 2D, você segue para a direita saltando ou socando obstáculos e inimigos), possuia músicas que grudavam e ficavam tocando ininterruptamente na mente, e oferecia real dificuldade. Não era possível salvar sua jornada: perdeu todas as vidas, começa novamente!!!!!
Eram fases em penhascos, na floresta, em castelos, na água, oferecendo uma variedade de situações legais. Fantasmas, urubus, sapos, peixes, escorpiões, quase tudo podia aparecer como inimigo na próxima tela. Eram diversos desafios, que deixavam todos ligados na telinha da TV.
Em algumas fases era possível utilizar alguns veículos: motos, helicópteros, lanchas... Mas o mais legal era enfrentar os chefes em um jogo de Jankenpo (ou jokenpo). Você deveria escolher pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dois dedos erguidos). Pedra vence tesoura que vence papel que vence pedra. Os primeiros eram mais simples, pois sempre jogavam a mesma sequência. Já os últimos... esses sim eram complicados!
É possível encontrar na Internet emuladores do jogo. Eu mesmo me diverti com um destes antes de escrever esse post nostálgico. É claro que os jogos de hoje são melhores, tanto com relação à história quanto aos gráficos. Mas se o intuito era divertir e incentivar a imaginação, sem duvida alguma Alex Kidd in Miracle World foi um grande jogo.
PUSH START BUTTON, sem medo!!!
Putz...o único jogo de master system que joguei na vida, e mesmo não conhecendo nenhum outro esse deve ser o melhor!!! eu tenho o emulador de Master System e só uma ROM!!! Adivinhem qual??
ResponderExcluirÓtimo jogo!
ResponderExcluir