sábado, 1 de janeiro de 2011
Um 2011 de Encontros e Desencontros...
Você já esteve em algum lugar em que se sentia deixado de lado, esquecido? Não teria sido legal encontrar alguém para dividir isso e tentar escapar dessa situação? Encontros e Desencontros (2003) narra a história de Charlotte e Bob Harris, que se encontram no Japão e criam uma ligação forte no vazio em que suas vidas se encontram. Com atuações sublimes da bela Scarlett Johansson e do grande Bill Murray, a diretora e roteirista Sofia Coppola nos coloca diante de um filme que acredito seja uma boa reflexão para um novo ano que começa.
Todos nos vemos, em algum momento (ou vários, rs) da vida, procurando o "nosso lugar"... E é isso que Charlotte (Johansson) busca, ao mesmo tempo em que se sente negligenciada por seu marido, um fotógrafo vivido por Giovanni Ribisi. Bob Harris (Murray) é um ator que tolera o que sua vida se tornou e encontra em uma propaganda em Tóquio a possibilidade de afastar-se daquilo em que seu casamento se transformou. Juntos, os dois encarnam o papel do estrangeiro que busca encaixar-se em uma cultura a que não pertence. E o Japão se torna o local ideal para essa "luta".
Sofia Coppola mostra maestria para contar uma história simples. Utiliza-se até do fuso horário - e a consequente insônia - como pretexto para que os dois se encontrem em seu hotel. De forma sutil a diretora analisa a forma impessoal com que o mundo globalizado de hoje funciona. Somos iguais nas diferenças e diferentes na tentativa de nos igualarmos. A simplicidade dos diálogos e os sorrisos trocados entre Charlotte e Bob trazem um tom singelo e verdadeiro à amizade dos dois.
Nesse ano que se inicia, dê uma chance ao filme e reflita, pois a vida é, na verdade, uma grande sequência de encontros e desencontros. A felicidade, mesmo que a curto prazo, se encontra nos pequenos detalhes. Saber viver esses momentos cabe a cada um de nós. Sofia, Bill e Scarlett vão te ajudar a pensar sobre isso, sobre a sua vida. Se não assistiu, assista. Se já assistiu, assista novamente. É um novo ciclo...
FELIZ ANO NOVO!
PS.: O filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original, além de ter sido indicado a melhor filme, melhor direção e melhor ator (Bill Murray).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário