segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Games: Enslaved - Odyssey to the West

Quando O Senhor dos Anéis - As Duas Torres  estreou em 2002 causou um alvoroço a impressionante aparição da criatura Gollum/Sméagol. Totalmente digital, o personagem tinha vida além dos pixels, interagia com o elenco, era importante dentro da trama e era organicamente dramático e profundo. Mas o segredo era que ao contrário da rejeição de Jar Jar Binks em Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma, Gollum era interpretado por um ator real, que fazia todos os movimentos e voz com uma roupa especial para captura de movimentos, e somente na pós-produção se transformaria numa criatura digital. Andy Serkis era desconhecido até então, e passou a ser ventilado para uma polêmica indicação ao Oscar de ator coadjuvante que infelizmente não aconteceu, mas seu trabalho incrível de voz e corpo ainda não terminou. Logo depois ele fez os movimentos igualmente impressionantes do King Kong, e ajudou a revolucionar a arte da interpretação com animações em computação gráfica. Em breve o ator estará no novo Planeta dos Macacos e em As Aventuras de Tintim fazendo o mesmo trabalho.


O exemplo de seu trabalho e toda a teconologia envolvida chegou à nova geração de videogames, que para ganhar o máximo de realismo passou a produzir jogos onde atores reais interpretassem os personagens digitais previamente. Não demorou muito para que Andy Serkis fizesse sua parte nos videogames, e foi a pequena Ninja Theory quem o convidou para fazer uma participação como um dos vilões de um dos primeiros e mais belos jogos do PlayStation3, o God of War de saias Heavenly Sword de 2007.
Serkis e sua atuação mais famosa
Logo depois ele foi convidado para um projeto mais ambicioso pela própria Ninja Theory, o do primeiro longa-metragem de animação em computação gráfica feito na plataforma motora Unreal 3 (que é utilizada na maioria dos jogos de hoje em dia), mas o projeto acabou sendo recusado pelos estúdios, e acabou se tornando mesmo um jogo de videogame.


O roteiro de Alex Garland (Extermínio, Sunshine - Alerta Solar, A Praia, Não Me Abandone Jamais e o vindouro novo O Juiz) se baseia no romance mitológico e fantástico de Wu Chengen "Jornada ao Oeste", que conta a história do poderoso "Rei Macaco" que acompanha e protege o monge Tang Xuanzang em busca dos escritos sagrados do budismo. A história e os feitos do "Rei Macaco" são consideradas lendas na China até hoje, e muito respeitadas. A história inspirou diversos mangás e animes no oriente, entre eles Dragon Ball, que tem entre os personagens macaco e porco. Alex Garland, Tameem Antoniades e o próprio Andy Serkis levaram a lenda para a América num belíssimo futuro pós-apocalíptico dominado por máquinas e robôs, e tiraram algum exagero fantástico dos poderes do "Rei Macaco", para deixá-lo mais realista.


O jogo começa com o único personagem controlável Monkey (Andy Serkis) preso numa câmara em uma nave-prisão das máquinas (chamados de 'mechs'), mas a sua frente está presa Trip (Lindsey Shaw do seriado teen Guia de Sobrevivência Escolar do Ned aqui fazendo um trabalho impecável) que hackeia a porta da câmara, sai, hackeia um computador de bordo próximo e foge deixando a nave se explodindo. Interessado nas motivações da moça, Monkey a persegue na nave num tutorial interessante que já revela as fraquezas do jogo em relação a resposta de movimentos. Quando finalmente a alcança ela já está numa cápsula de fuga, mas mesmo com ele pendurado do lado de fora, ela aperta o eject. Eles sobrevivem, mas quando Monkey acorda está usando uma bandana-coroa usada pelos guardas como forma de escravidão. Foi Trip quem hackeou e colocou nele para obrigá-lo a acompanhá-la e protegê-la até sua casa ao oeste, uma vila de humanos que tentam se manter livres das máquinas. As regras são simples, se ela morre, ele morre, e eles não podem se afastar muito. Aí já temos uma boa idéia de como será o jogo. São movimentos de le parkour ao estilo Prince of Persia, escaladas como em Uncharted, tiroteios de raios, armadilhas, quebra-cabeças melhores que os de God of War 3 e batalhas corpo-a-corpo simplórias, mas tudo isso com um bom sistema de melhorias.
Monkey e sua "nuvem"


Num mundo pós-pós-apocalíptico todo verde e com muita ferrugem, o jogo se destacou em 2010 pelo visual incrível e por colocar nos personagens um peso importante, dando a eles um desenvolvimento dramático excelente que fará os jogadores defendê-los carinhosamente. A lenda original dizia que o "Rei Macaco" podia voar montado em nuvens e névoas, e no jogo Monkey tem uma prancha tecnológica que ele chama de "nuvem" e traz algumas fases interessantes muito bem executadas. E Trip vai se revelando cada vez mais alguém mais forte do que parece, e é o centro de uma surpresa emocionante ao finalmente chegarem ao oeste. E Andy Serkis em pessoa aparece em alucinações que Monkey "coleciona" ao longo do jogo. Assim os problemas pontuais de câmera, resposta de movimentos lentos do parrudo Monkey e principalmente a queda de frames e distorções na imagem acabam sendo relevados por causa de como esta história vai sendo contada. Aliás acredito que o fato do jogo ter sido feito para o PS3 e X360 tenha causado estes problemas na imagem, já que um aparelho não é capaz de fazer o que o outro faz, e o jogo exagera nas cores, luzes e detalhes.
Pigsy


Num certo momento do jogo o personagem porco da lenda original finalmente aparece, é o bizarro aliado Pigsy, que vive num grande ferro velho cheio de armadilhas contra os 'mechs' e sofrendo com a solidão em que vive acaba tendo um interesse amoroso não correspondido por Trip, e tem várias cenas que variam de hilárias e cruéis até o fim do jogo. O jogo ganhou no final do ano passado um pacote de expansão para download pago chamado "Pigsy Perfect 10", onde você controla Pigsy, que é muito mais estratégico e lento que o grandalhão e brutal Monkey, numa jornada pela companheira robótica perfeita.


A Ninja Theory mostrou que tem talento para jogos que devem ser cada vez melhores, o que justifica sua contratação pela Capcom para renovar a série Devil May Cry, e já causou barulho com o novo visual do personagem principal Dante, mas agradou com as possibilidades de jogabilidade. É esperar pra ver.

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