No episódio 7 da premiada série
Band of Brothers (2001), acompanhamos a história através do relato do Sargento Carwood Lipton (Donnie Wahlberg). A Companhia Easy (E Company) saiu de Bastogne e agora está na floresta congelante aos redores da cidade de Foy. Eles continuam com pouca munição, sem roupas suficientes para enfrentar as baixas temperaturas do rigoroso inverno Europeu e sob fortes bombardeios dos alemães.
Lipton sabe o quanto é importante manter a moral dos soldados, pois em condições adversas, a mente se torna um perigoso inimigo, ainda mais quando se tem um líder que não sabe tomar decisões. O Tenente Dike ficou encarregado como CO (Commander Officer) por ser indicado de alguém no alto escalão do exército, que viu a necessidade de dar-lhe experiência no campo de batalha. Na guerra porém, não é um lugar para experimentar, afinal, as palavras do Sargento Lipton traduz o sentimento que a E-Company tinha de seu CO - "O Tenente Dike não era um mal líder por tomar decisões ruins, mas sim, por não tomar decisão alguma!".
|
Donnie Wahlberg e o Sargento Carwood Lipton |
Temos nesse episódio um acontecimento inusitado, pois se é trágico uma morte na guerra, que dirá quando ela acontece devido o descuido com uma arma. É o que acontece com o soldado Donald Hoobler, que após conseguir seu prêmio que perseguia desde que invadiu a Normandia - uma Luger, arma alemã muito cobiçada pelos soldados americanos - um disparo acidental que atinge a artéria principal.
Os ataques alemães são ferozes e num primeiro momento faz lembrar ao Sargento Lipton os fogos de artifícios de 4 de julho. Parece engraçado. Só parece. Principalmente quando Lipton se dá conta de que vários de seus homens estão feridos ou mortos.
Durante esses ataques, bons homens que estavam juntos desde os treinamentos em Taccoa, acabam feridos ou mortos. Quem diria que o retorno da enfermaria de Joe Toy mesmo sem permissão médica, seria para ele a volta definitiva pra casa. Além dele, Willian "Wild Bill" Guarnere (que muito contribuiu posteriormente com o historiador Stephen E. Ambrose com os relatos dos feitos da E-Company), Lynn "Buck" Compton, Alex Penkala e Warren "Skip" Muck são algumas das baixas mais sentidas por todos, inclusive para quem assisti ao seriado, já que os acompanhamos desde os primeiros momentos. O Sargento Guarnere é sem dúvida um dos homens mais admirados da E-Company, por seu carisma, sua dedicação, companheirismo e preocupação com os amigos.
Foram muitas baixas na E-Company entre Bastogne e Foy. Alguns homens mortos, outros gravemente feridos e outros com feridas não no corpo, mas na mente e na alma, que provavelmente nunca cicatrizam.
Na tomada da cidade de Foy, se destaca uma personagem que a maioria dos fãs de
Band of Brothers
|
Sargento Malarkey e Scott Grimes |
tem em alta estima: o Tenente Ronald Speirs (Matthew Settle de
Gossip Girl). Ele tem uma ação espetacular ao avisar a companhia I que está isolada dos outros soldados do batalhão e literalmente deixa todos boquiabertos ao atravessar as linhas alemãs, conversar com o comandante e voltar para conduzir a companhia E.
A Gosta d'Água termina com o reconhecimento de um dos sargentos que ajudaram Stephen E. Ambrose a reunir essas fantásticas histórias de homens que lutaram de forma pela liberdade da Europa, Carwood Lipton, que nas palavras de Speirs, foi o responsável por manter as tropas unidas, motivadas e sempre preocupado com a auto estima de todos os seus soldados!
No episódio 8 - A Última Patrulha - a companhia E estava na cidade de Haguenau, cidade que abrangia as duas margens do Rio Moder. De um lado, os aliados, do outro, os alemães - com um poder de fogo aparentemente superior. Nesse episódio, acompanhamos os relatos do soldado Webster, que tinha sido ferido na Holanda e não acompanhou a Easy em Bastogne e por isso, foi tratado por seus companheiros como um substituto mesmo estando no grupo desde o Campo Toccoa.
|
O ator Eion Bailey como David Webster |
Junto com ele, chega ao regimento o Tenente Henry Jones (Colin Hanks) - que se formara na conceituada academia de West Point em 6 de junho de 1944 - O Dia D. Jones chega ao regimento sabendo que o Coronel Sink ordenou ao Capitão Winters que atravesse o rio para trazer prisioneiros para interrogatório a fim de obter informações que ajudassem os americanos a transpor o rio.
Os soldados convocados para a missão, do 2º batalhão, até então comandados pelo sargento Malarkey, não gostaram de ter um novato na liderança da patrulha. Após a insistência de Jones com o apoio de Webster, o Tenente Jones seguiu com a patrulha como observador.
|
David Webster, cujo livro também foi usado como inspiração para a série |
Nesse seguimento, vemos o que pode acontecer quando os homens em situação de estresse e mesmo após tendo treinado para uma abordagem no campo inimigo, podem cometer erros que em segundos, custam a vida de pessoas.
Após o sucesso da captura dos prisioneiros alemães, o Coronel fica contente com o resultado da patrulha, porém os prisioneiros não deram informações que fossem consideradas relevantes, e por isso, solicita uma nova patrulha. Porém, como a 1ª patrulha havia colocado explosivos para destruir o ponto de observação atacado, isso significaria adentrar ainda mais na cidade para conseguir encontrar prisioneiros, o que colocaria a vida desses soldados em um risco maior.
Os soldados ouviram a orientação do capitão Winters e logo em seguida ficaram surpresos ao ouvirem o que eles deveriam reportar ao capitão na manhã seguinte - que a patrulha atravessou o rio, chegou em um posto avançado e não encontraram nenhum alemão. E assim aconteceu. Winters achava que uma segunda patrulha para capturar prisioneiros que em nada contribuiriam para informações era suicídio. Desse modo, a 2ª patrulha nunca aconteceu e vidas foram poupadas.
|
Colin Hanks como Tenente Henry Jones |
O episódio termina com a promoção do 2º Tenente Jones e também com a promoção do Capitão Winters, que agora é promovido ao posto de Major.
Webster, que interveio na convocação de Liebgott para a patrulha, já que os falavam alemão e ele não via a necessidade de dois tradutores se arriscando na missão - acaba o episódio reconquistando a confiança de seus companheiros.
O próximo passo da Companhia Easy, é entrar, finalmente, em território alemão!