segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LIVRO: A Batalha do Apocalipse

Os romances de fantasia são, por muitas vezes, encarados como algo menor perante os demais ramos literários. Entretanto, quando nos deparamos com autores criativos e capazes, esse tipo de leitura se transforma em uma viagem a um novo mundo, povoado por personagens cativantes e histórias que merecem ser contadas. Antes restritos ao universo estrangeiro, esses romances tem, cada vez mais, encontrado voz em autores tupiniquins. Um desses é Eduardo Spohr, com o seu romance de estréia A BATALHA DO APOCALIPSE - DA QUEDA DOS ANJOS AO CREPÚSCULO DO MUNDO, lançado no Brasil pela VERUS Editora, braço do Grupo Editorial Record que publica obras de ficção.

Colaborador do podcast do site Jovem Nerd, o NERDCAST (muito conhecido no mundo pop nacional), Eduardo Spohr é escritor, jornalista e blogueiro, sendo responsável pelo blog Filosofia Nerd. Mas mais do que isso, jogador de RPG e consumidor de muita, mas muita cultura NERD. E toda essa bagagem cultural fez com que o mesmo concebesse uma obra merecedora de muitos elogios.

Qualquer fã de obras como O SENHOR DOS ANÉIS ou HARRY POTTER que se preze recita de cor e salteado o mundo de suas histórias, graças à perícia com que os dois autores (J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling, respectivamente) conseguiram descrever e inserir na mente de seus leitores todos os detalhes possíveis e imagináveis. Além disso, os dois sabem criar personagens com quem os leitores se preocupam e de quem querem saber sempre mais. E Spohr desenvolve essas duas características em sua obra com brilhantismo.

Ablon é um anjo renegado quando o encontramos, vivendo entre os humanos no Rio de Janeiro. Perdeu sua grandeza angelical ao ser condenado, junto a outros, por conjurar contra os grandes Arcanjos Miguel e Gabriel. Já não almeja mais se envolver nas brigas angélicas, e só vive dia após dia. Temos Shamira, uma feiticeira milenar, que ainda caminha entre nós e, percebemos, nutre sentimentos afetuosos com relação ao Anjo Renegado. O autor os descreve de forma tão precisa e coerente que nos sentimos amigos próximos de ambos e torcemos para que encontrem o seu momento.

Através deles somos apresentados a uma série de acontecimentos que deixam claro que o momento do Apocalipse se aproxima. Ablon sabe disso, mas é outro o fato que irá dar início à jornada do nosso herói... Por meio de flashbacks visitamos a Babilônia e seus jardins famosos, caminhamos junto ao imperío Romano e pelas florestas e planícies chinesas, aprendendo um pouco mais de Ablon e Shamira.

Ver o autor sedimentar o seu universo a cada nova página é empolgante. A clareza e o esmero com que descreve cada novo ambiente, cada fortaleza ou floresta em que a história se desenrola cria uma sensação de imersão total. A explicação de cada uma das castas angélicas e a visão do autor ante alguns fatos históricos são uma lição de como contar o caminho do querubim até a batalha do título. Inclusive, um título como esses poderia criar uma expectativa grande quanto a esse momento nas páginas. E novamente vemos um desfecho grandioso.

A batalha envolve alguns capítulos, permeada pelas trombetas do Apocalipse. A descrição das lutas é quase que um roteiro pronto: ao fechar os olhos conseguimos efetivamente visualizar cada estocada, cada soco ou a própria IRA DE DEUS, golpe poderoso do Primeiro General (Ablon).


Leitura obrigatória para todo o amante deste tipo de literatura.

E preparação para a próxima obra de Spohr, FILHOS DO ÉDEN, recém lançado. Testemunhe esse épico, onde anjos, demônios batalham com magia e muito suspense pelo futuro deste mundo, ao fim do sétimo dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário