quarta-feira, 15 de junho de 2011

Direto do Palco: Mostra de Teatro - Edward Mãos de Tesoura

Os vários meios de expressão artística sempre se misturam em certas ocasiões, nos proporcionando uma visão as vezes detalhada e em outras abrangente, de historias que encantam aos mais variados públicos.



O conto de Tim Burton, "Edward Mãos de Tesoura" não se tornou um clássico à toa. Uma história aparentemente simples revela-nos uma sociedade mesquinha, discriminatória e que se aproveita dos que não conseguem enxergar tamanha maldade nos seres humanos. O filme nos revelou um talentoso Johnny Depp que interpreta magistralmente o "esquisito" Edward, um ser criado por um inventor que morre antes de completar sua obra, e uma graciosa Winona Ryder com sua Kim que deseja apaixonar-se e admirar a beleza da vida.



Esse conto de muito sucesso no cinema, pode ser conferido agora no teatro, na 74ª Mostra de Teatro da Escola Macunaíma (Rua Adolfo Gordo, 238 - Santa Cecília - São Paulo-SP), onde os alunos do curso de teatro PA2 apresentam a história como trabalho de avaliação final do período.

Para os não familiarizados com o curso, esse é o segundo estágio do curso profissionalizante da Escola Macunaíma de Teatro, ou seja, é a primeira montagem teatral da maioria dos alunos. E como primeiro trabalho, não posso deixar de elogiá-los pelo excelente espetáculo que proporcionaram ao público! (O Carlos, nosso amigo e também um dos editores da "Liga da Poltrona", conhecido como "Homem dos Dados", está na peça! Parabéns!)

Conseguiram passar de maneira simples mas dinâmica a mensagem principal da Mostra - Ética - ou a falta dela, no caso da história de Edward - um rapaz que por ser diferente e um tanto inocente, é usado e manipulado por pessoas que não tem compromisso com o bem comum.

O interessante dessa montagem está na particularidade da distribuição dos personagens, nos proporcionando diversas interpretações numa mesma peça (Os detalhes são conferidos na própria peça! Não contarei para não estragar a surpresa!).

Os figurinos são surpreendentes e nos brindam com uma perfeição de quem deseja realmente levar a carreira de ator a sério. Foram detalhistas e habilidosos ao transformar uma montagem que muitos consideram amadora no mais próximo do que o teatro profissional (sem patrocínio) pode proporcionar.

Os erros e detalhes técnicos que porventura aconteceram, deixo para que os professores explorem nas aulas e na coxia, ao público, deixo a recomendação de sentar e aproveitar o show! Mas corram! A 74a Mostra de Teatro da Escola Macunaíma vai até dia 25 de julho, mas "Edward Mãos de Tesoura" fica em cartaz nos dias 14, 15 e 16 junho, com sessões as 19h e 21h. Prestigie!

Mais detalhes aqui!

2 comentários:

  1. Assim, com todo respeito a galera do grupo, mas essa peça não, rolou MESMO!
    Se alguma coisa foi realmente bem pensada e executada foi o figurino dos Edward's, pq de resto, foi muito, muito fraco, a ponto de questionar o curso o espaço e a direção da peça. Sabemos q tudo é contra o ator iniciante, principalmente a falta de grana, mas no caso, achei uma grande salada a montagem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente houve muitos problemas na montagem, que é inédita. De parecido só houve um balé na Austrália. O efeito salada se deve ao fato de haver mais atores que personagens, pouco tempo pra apresentar a história toda e principalmente o roteiro, que segue o mesmo caminho da versão cinematográfica sem adaptar nada. Eu mesmo gostaria de ter tido mais tempo trabalhando no personagem e na atuação do que na mecânica da montagem, mas isso fica de experiência boa e a ruim pra uma próxima montagem. Por enquanto o que vale é a crítica e principalmente a auto critica (pelo menos eu a tenho).

    ResponderExcluir