segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Batalha Naval e outros brinquedos

 Lá nos anos 80 a Mattel, fabricante da Barbie, lançou uma série de brinquedos tendo os meninos como público alvo. Eram bonecos de guerreiros bárbaros num mundo chamado Etérnia, e o protagonista desta série de bonecos chamados Mestres do Universo era um príncipe que ganha superpoderes para proteger seu planeta se transformando em seu alter-ego He-Man. Os bonecos vinham com um gibi que contava parte desta história. O sucesso fez com que os brinquedos se transformassem numa famosíssima série animada. Pois transformar os brinquedos do He-Man em desenho animado eram apenas o começo.

A gigante estadunidense fabricante de brinquedos Hasbro talvez tenha o domínio mundial em jogos de tabuleiro, pois é dona de praticamente todos aqueles que tanto amamos e jogamos exaustivamente. Mas também é dona dos Comandos em Ação, Transformers e muitos outros. Cansados de lançar bonecos dos filmes dos grandes estúdios de Hollywood, a empresa resolveu que estava na hora de fazer o caminho contrário: lançar filmes de seus produtos.
O primeiro deles, como parte de um acordo com a Paramount e o produtor Lorenzo diBonaventura, foi Transformers, lançado em 2007, que a exemplo de He-Man já tinha se tornado um desenho animado nos anos 80. 700 milhões de dólares no caixa depois, foi a vez dos Comandos em Ação: GI Joe - A Origem de Cobra, que deve ganhar uma continuação em breve.
 
Mas o plano da Hasbro era muito maior, e também incluia tabuleiros, que não têm o mesmo apelo dramático que os bonecos. O primeiro que chegará aos cinemas, agora pela Universal, é o tabuleiro de Batalha Naval (Battleship), que vai mostrar literalmente uma batalha naval entre marinheiros americanos e alienígenas. As primeiras sinopses do filme diziam que a história seria mostrada, assim como no tabuleiro, pelos dois pontos de vista, mas o trailer não indica que veremos "os movimentos" dos aliens. De qualquer forma o filme tem sim alguns atrativos: o diretor é Peter Berg de Hancock e do elogiado seriado Friday Night Lights; o protagonista é o novo queridinho de Hollywood Taylor Kitsch, não por acaso um dos protagonistas de Friday Night Lights, que viveu Gambit em Wolverine Origem, e será o protagonista da ficção científica John Carter, primeiro filme com atores da Pixar; e além de Alexander Skarsgård e Liam Neeson, o filme é a primeira incursão da cantora Rihanna num blockbuster.


Stretch Armstrong
Nos planos da Hasbro e entrando em produção, acreditem, estão os filmes do Banco Imobiliário (Monopoly), que está esperando uma brecha na agenda do oscarizado diretor Ridley Scott, que deve fazer uma espécie de Poderoso Chefão do mercado imobiliário nos anos 50; do jogo do copo dos espíritos Ouija, que já trocou de diretor várias vezes, e no momento tem McG (As PanterasExterminador do Futuro 4 - A Salvação) no comando de uma mistura de Atividade Paranormal com Jumanji; de Risk, a versão americana do nosso War; de CandyLand, que pode vir a se tornar uma animação, devido ao excesso de fofura e doces; uma comédia de mistério baseado no jogo Detetive (Clue); e uma aventura baseada naquele boneco musculoso todo elástico Stretch Armstrong, que pode ter Taylor Lautner, o Jacob de Crepúsculo como protagonista. Veja uma propaganda deste boneco:

E o primeiro trailer de Battleship, ou Batalha Naval como deverá se chamar no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário