quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Clássicos do Cinema - TURMA DA MÔNICA: STAR TREKO

A leitura é uma atividade libertadora. Com ela, as pessoas podem soltar a imaginação e se deixar levar para um mundo ficcional. Aventura, suspense, terror, emoções que podem ser deflagradas após algumas páginas lidas. Ao longo de nossas vidas, a infância é um momento único no quesito imaginação: nossa suspensão de descrença opera no nível mais alto, propiciando uma imersão quase que total em todo e qualquer entretenimento. Os quadrinhos são uma janela para um mundo imaginário, por trazerem junto às palavras imagens que nos ajudam a sonhar. No Brasil, Maurício de Sousa é um magos que ajuda toda a criança a expandir seus horizontes com sua Turma da Mônica.


São personagens variados, com características que atraem e aproximam suas rotinas de papel das nossas realidades. Densos e, ao mesmo tempo, leves, Mônica, Cascão, Cebolinha e cia são uma extensão do círculo de amizades de todos e ajudam a povoar as tardes de férias, principalmente com o famoso Almanacão de Férias!

Pois bem, o tempo passa e nossos interesses mudam, mas no caso do aficionados por cinema lá vem Maurício trazendo nossa turminha de volta. Com sua série Clássicos do Cinema: TURMA DA MÔNICA, é possível LER, sob nova perspectiva, filmes que obtiveram sucesso na telona. Não é uma linha nova, mas que voltou com tudo agora, com exemplares bimestrais. E o último desses, agora nas bancas, é STAR TREKO.


Em primeiro lugar, ressalto a ótima decisão da produção ao se inspirar apenas no roteiro do último filme da longeva franquia. A transposição para o papel retoma, cena a cena, a película, transformando os personagens da turma em algum dos do filme. Maurício e seu pool de roteiristas demonstram conhecimento da cultura pop que gira em torno dessas superproduções, usando e abusando nas citações a outros universos próximos ao deste. Star Wars, Alien, Dr. Who, De Volta para o Futuro, está tudo lá, gerando os risos de satisfação nos fãs. Até um certo personagem bem famoso (BAZINGA!) faz sua aparição.


A produção de arte segue o padrão Maurício de Sousa de qualidade, com os desenhistas recriando os sets em cada novo quadrinho. Muito divertido também a forma como os nomes são adaptados e piadas são apropriadamente usadas ("Alerta vermelho significa que os de camisa vermelha vão morrer!" rs).

Diversão garantida, recomendo este e os anteriores (BATMENINO, MENINO-ARANHA e TRÔNICA), se é que ainda estão disponíveis. De qualquer forma, vista o seu uniforme (menos o vermelho, rs) e embarque na Leciclaize (como diria o Capitão Kilcolinha) e viaje para onde nenhum homem jamais esteve. Vida longa e próspera a Maurício e sua Turma!





2 comentários:

  1. Acabei de ler o meu exemplar, e é incrível como a Turma da Mônica segue me divertindo com suas piadas simples, porém muito bem sacadas. Cascão ser o "Spork" é coisa de gênio. Sem dizer que o Do Contra é um mito. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Verdade: a sacada do Spork foi fenomenal! São diversas sacadas geniais ao longo do gibi. E a página final, que (sem spoilers) te prende por vários minutos, num momento "onde está Wally?"???? Imperdível!

    ResponderExcluir