sexta-feira, 4 de março de 2011

Direto da Telona: Cisne Negro

Em 1876 o compositor russo Tchaikovsky recebeu do Teatro Bolshoi o pedido de um balé, e no ano seguinte ele entregou "O Lago dos Cisnes", um balé em 4 atos que tinha trama baseada num conto de fadas alemão. A complicada trama fala sobre um príncipe que se apaixona por uma princesa amaldiçoada por um feiticeiro a viver com suas serviçais como um cisne branco, e que só pode virar humana durante a noite. Mas o príncipe é enganado pelo feiticeiro, e promete se casar com uma garota muito parecida com sua amada, pensando ser ela salva da maldição. A tal garota é o oposto da princesa, então chamada no balé de Cisne Negro. Ao perceber o que aconteceu, o príncipe procura sua amada no lago e promete se matar com ela para quebrarem o feitiço.

O que realmente importa no balé são as danças, e a história não é contada por diálogos, portanto muitas interpretações podem ser feitas daquelas imagens. O filme Cisne Negro usa uma versão parecida, mas não explica exatamente quem é a cisne negro, somente que é muito malvada.

olhos de cisne
Toda esta trama fica como pano de fundo psicológico para o tormento da tímida e frágil bailarina Nina, interpretada excepcionalmente por Natalie Portman, que ficou com o Oscar de melhor atriz pelo papel (o filme também concorreu a filme do ano, diretor, fotografia e montagem). A já não tão jovem bailarina quer ficar com o papel principal da montagem de "O Lago dos Cisnes" de sua companhia de balé, mas para isso precisará deixar toda sua perfeição técnica um pouco de lado para também viver o dissimulado papel do Cisne Negro. Durante os ensaios os problemas psicológicos de Nina, e seu conflito interno para despertar a sensualidade e sedução que o Cisne Negro pede ganham contornos assustadores. E tudo só piora com a presença da sedutora e talentosa bailarina Lily, que sutilmente é o oposto de Nina, deliciosamente interpretada por uma Mila Kunis que nada lembra seu papel em That's 70s Show.

sensualizando
O filme acompanha essa paranóia aterrorizante de Nina para a perfeição do balé com muitos sustos, cenas escuras, sexo, drogas e efeitos especiais fantásticos. Tudo surpreende. A estranheza do começo do filme quanto a idade da personagem e como Natalie Portman se encaixa no papel ficam esclarecidas pela mãe controladora de Nina vigorosamente vivida por Barbara Hershey. O ator Vincent Cassel vive o diretor do balé, e sem ele Natalie não iria conseguir dar tanta densidade em Nina. E então temos a participação especial de Winona Ryder como uma bailarina alcoólatra que está se aposentando e sendo substituída por Nina. E todo o trabalho técnico, dos efeitos sonoros a fotografia, definem o conceito bem elaborado de um filme sobre o mundo do balé.

Muitos podem vir a torcer o nariz para a mistura de fantasia, terror psicológico e sensualidade que o filme faz, mas está de acordo com a trajetória do diretor Darren Aronofsky. Pi de 1998, o primeiro filme do diretor, fala sobre um matemático que descobre uma equação capaz de transformar a indústria eletrônica, e que entra numa paranóia de estar sendo perseguido por todo o mundo. Cisne Negro é uma continuação mais elaborada e feminina deste tema.

Mila Ku
Entre as curiosidades está uma cena onde Nina não consegue convencer como o Cisne Negro, então o diretor manda parar o ensaio e pergunta para o bailarino que a acompanha "Você transaria com esta bailarina?", ele não responde por respeito a ela, mas demonstra que não o faria. Mas na vida real foi com este bailarino que Natalie Portman se casou e terá um filho.

E depois deste avanço de Aronofsky na narrativa, na técnica e no uso de efeitos visuais que não saltam aos olhos, mas fazem muito bem ao filme, só podemos esperar para ver o que ele fará com The Wolverine, continuação que não é continuação de X-Men Origens: Wolverine, e que será seu primeiro trabalho por encomenda.

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