terça-feira, 28 de junho de 2011

A garota da tatuagem de dragão



A trilogia de suspense policial MILLENNIUM já vendeu milhões de cópias ao redor do mundo, angariando um séquito de fãs. Como todo livro que faz sucesso, não demorou muito para que fosse adaptado para os cinemas. As adaptações foram executadas em seu próprio país de origem e tiveram uma recepção morna por parte da crítica.

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES é inspirado no primeiro livro da série e conta a história de um jornalista que, condenado por acusar sem provas um figurão sueco em uma de suas reportagens, aceita investigar um caso de sumiço de quase 40 anos em uma ilha. Paralelamente a isso, acompanhamos a história de uma hacker, com um passado/presente obscuro, que, muito inteligente, se interessa em ajudar o jornalista.

Não li o livro, mas tive assessoria enquanto assistia ao filme (thank you, Honey!) e pude comparar os dois, entender melhor a história e relacionar o que foi adaptado. Gostei do filme. Na verdade, gostei muito da história, que tem uma temática extremamente pesada. Algumas cenas foram criadas com crueza e exatidão. Muitos críticos consideraram a transposição simplória e truncada. Sinceramente, não senti isso. Talvez o filme seja um pouco extenso demais, mas nada que incomode.

Confabulando com a minha assessora-leitora, a montagem foi bastante fiel ao livro, procurando retratar todos os acontecimentos do livro. Noome Rapace tem uma beleza no mínimo exótica e, "enfeiada" de propósito, transmite a estranheza peculiar a sua personagem. Sua atuação segura transborda da tela principlamente em determinadas cenas sexuais extremamente fortes.


O que me inspirou a assistir esse filme foi a notícia de que uma nova adaptação estava a caminho, agora nas mãos de David Fincher. E a divulgação do primeiro trailer/teaser trouxe à tona algo já esperado: a história tem o nome do diretor escrito. E com todo o seu estilo e a parceria com Trent Reznor, que já fez uma trilha brilhante para A REDE SOCIAL, esse filme tem tudo para decolar e gerar os demais filmes também em Hollywood.


Um ótimo filme policial, fica a dica para os que nos acompanham aqui na Liga.


Assista também ao trailer de Fincher, e fique ansioso como nós...

Um comentário:

  1. Fala, Juliano, tudo bem?? Cara, parabéns pelo blog, está show de bola!!
    Comentando sobre o post do filme baseado no livro do Stieg Larsson: eu também gostei bastate do filme e estou ansioso pelo remake. Infelizmente no Brasil ainda não foram lançadas as continuações suecas.
    Confesso que não tive paciência para ler os livros, não faz muito o meu estilo.
    Agoro espero que você faça um post sobre Game of Thrones... Terminei o primeiro livro semana passada e estou vendo a série na HBO. Faz tempo que não me empolgo tanto com uma saga!
    Abraços, Eder

    ResponderExcluir