quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Direto da Telona: Missão: Impossível 4 - Protocolo Fantasma

Lá se vão 15 anos desde que Tom Cruise incorporou o agente secreto Ethan Hunt no filme de sucesso de 1996 "Missão Impossível", trazendo para a tela grande um seriado homônimo de igual sucesso na TV, mas claro, com efeitos e cenas que ficaram na memória de todo apreciador de um bom filme - a cena do aquário explodindo ou a célebre cena de equilíbrio no cabo na sede da IMF.

Apesar da fórmula um pouco batida nos dois filmes seguintes, o terceiro filme da série, dirigido por JJ Abrams (criador de LOST), trouxe ainda mais ação e sequências igualmente memoráveis à série.

Mesmo com sangue novo na direção, os filmes dos agentes da IMF (Impossible Mission Force) não escapavam das aguardadas cenas do agente Ethan Hunt fazendo alguma peripécia em algum arranha-céu do mundo. A incredulidade quanto à veracidade do feito, sempre foi motivo de especulação e zombaria entre os espectadores dos filmes M:I.



Mas eis aí o grande trunfo da série. Apesar de alguns comentários como: "Isso é impossível!", acredito que nesse momento o filme alcança o seu objetivo! É claro que é impossível!! A missão em si é impossível!! O absurdo é esperado - e entramos no cinema torcendo pra que esteja lá!

As duas horas e treze minutos de filmes são intensas e feitas justamente para diversão, afinal, realidade é para ser vista em documentários ou nos jornais sensacionalistas de algumas emissoras de TV.

Já na abertura do filme, com a tradicional música que os filmes herdaram do seriado de TV, temos um prólogo bem interessante de tudo que veremos no filme. Diria que foi ousado por parte do diretor (Brad Bird, das animações "Os Incríveis" e "Ratatouille") colocar os elementos que são vistos nos créditos iniciais.

A história da nova missão do agente Ethan Hunt concentra-se em impedir que os códigos de lançamento das armas atômicas russas caiam nas mãos de um cientista que acredita na destruição do mundo atual para uma reconstrução com novos padrões de justiça, igualdade e paz! (?)


Para isso, Ethan contará com dois novos membros na equipe - Brandt (Jeremy Renner - indicado ao Oscar por "Guerra ao Terror") e a sensual morena Jane (Paula Patton - do filme "Preciosa" e "Espelhos do Medo") além de Benji (o engraçado inglês Simon Pegg) que apareceu em M:I III e volta nesse filme como um novo agente de campo e também ajuda na via cômica do filme.

Ethan e Jane em Bombaim

Interessante a retomada do tema "Guerra Fria" , opondo Russia e EUA, pois apesar das relações aparentemente cordiais entre os dois países, sempre se vê notícias de estranhamento entre as duas potências nucleares que detém mais de 30 mil ogivas nucleares!!

Depois de uma improvável invasão do Kremlin em Moscou, temos novamente o agente enfrentando as alturas - dessa vez no maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai - numa sequência espetacular de fazer grudar na cadeira e torcer pra que tudo dê certo! Ainda temos cenas em Budapeste e Bombaim, na Índia, mostrando a preocupação dos produtores com a internacionalização e que o filme não fique restrito à um cenário. Até sobra algumas cenas no Estados Unidos!

Ethan atacando de alpinista no prédio mais alto do mundo

Missão: Impossível 4 - Protocolo Fantasma (o numeral 4 não existe no título original - Mission: Impossible - Ghost Protocol) é diversão garantida e é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL que se assista ao filme na sala IMAX!! O filme tem quase 30 minutos de cenas filmadas com a câmara especial para o formato e não há como negar a qualidade de imagem e audio que essa sala proporciona! É uma experiência e tanto para os amantes da sétima arte!

Para nós mortais, resta esperar ansiosamente a próxima aventura do agente Ethan Hunt que provará que a impossibilidade fica apenas no campo da realidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário