domingo, 5 de dezembro de 2010
A primeira vez do Homem dos Dados
Bem vindos!! Meu primeiro post vai ser para falar sobre minha primeira experiência como cinéfilo, ou seja, qual minha primeira memória cinematográfica (não necessariamente numa sala de cinema), e minha consciência cinematográfica está relacionada aos filmes de ação oitentistas que meu pai assistia na tv, e talvez por consequência disso minhas primeiras memórias quanto narrativas cinematográficas remetam aos tokusatsus que passavam na tv Manchete, que eram um gênero de ação e aventura. Tudo naquela época remetia a muita testosterona, mesmo nos desenhos animados, então as novelas passaram despercebidas para mim. E como deu pra perceber, as salas de cinema não fizeram parte desse meu início, pois era uma época que as salas de cinemas caiam no esquecimento no Brasil muito antes dos multiplexes, e as locadoras já começavam a tomar conta de cada bairro.
Então o primeiro filme que tenho consciência completa de ter gostado e venerado foi uma aventura oitentista que marcou muita gente: "Os Goonies" de 1985 dirigido por Richard Donner (o cara de "Superman - o filme"), produzido e "idealizado" por Steven Spielberg, e escrito por Chris Columbus (que mais tarde se revelaria como diretor em "Esqueceram de mim"). O filme é uma versão infantil de Indiana Jones, cheio de suspense, aventura e ação, como era comum naquela época, mas este filme resistiu ao tempo e ainda é uma ótima sessão da tarde.
Mas para explicar porque este filme me é importante, é preciso entender o ambiente em que eu vivia, e era o da maioria dos quase trintões. Schwarzenegger, Stallone, Van Damme reinavam na tv e no cinema, e se quisessem um cinema mais emocional, teriam que procurar bem, e geralmente se viam coisas repetidas, como os filmes de John Hughes que mostravam toda uma geração de adolescentes do tipo Ferris Bueller. Na tv as crianças eram disputadas por Xuxas, Angélicas, Maras, Marianes, Vovós Mafaldas, Sérgios Mallandros... Desenhos animados não tinham sido banalizados pela tv a cabo... Então existia uma valorização da infância também. E "Os Goonies" mostravam uma turma de crianças, amigas, que se intitulavam Goonies, como num clube. Sob a ameaça de serem expulsos do lugar onde moram por uma empreiteira, já que seus pais não continham o dinheiro necessário para ficarem, eles embarcam numa caça ao tesouro do pirata Willy Caolho, mas no caminho e na cola deles está a família Fratelli, a personificação dos Irmãos Metralha. A maior parte do filme se passa numa caverna um tanto secreta, que cruza quase toda a cidade, e que está cheia de armadilhas, então havia o suspense e a emoção do inesperado. Que criança não queria estar nesta aventura?
Eu mesmo criei um clube chamado Aventurez na época que assisti ao filme pela primeira vez, numa Tela Quente, mas confesso que eu era praticamente o único membro. O filme abriu um precedente de filmes do gênero "crianças no comando" que já havia começado com a comédia de horror "Gremlins" e até mesmo "De volta para o futuro" (Michael J. Fox já tinha 23 anos), e se estendeu pra dramas como "Conta Comigo" e aventuras mais caras como "Querida, encolhi as crianças" (o primeiro filme que assisti numa sala de cinema). Ou seja, não tinha como não gostar de "Os Goonies".
Como a maioria dos filmes oitentistas, é difícil avaliar a qualidade técnica cinematográfica de "Os Goonies", a fotografia funciona, a trilha sonora funciona, os atores não dão vexame, mas todos estes filmes parecem seguir uma cartilha anti-risco que predominou os anos 80 inclusive na música, o que não é um demérito, pois ninguém vai ficar encontrando defeitos num projeto que mora no coração da gente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito booooom....rs. Virei fá. Beijos e Sucesso.
ResponderExcluirQuando falam de Goonies, só consigo pensar em um personagem: Slot. Que, infelizmente, após o sucesso do filme, parou com sua carreira artística para dedicar-se ao futebol. Hoje atua como goleiro no São Paulo Futebol Clube e é conhecido como Rogério Ceni. "Chocolaaaaate!"
ResponderExcluirTambém gosto muito desse filme!! Sempre que ouço falar dele, lembro do clipe da Cyndi Lauper (The Goonies 'R' Good Enough - http://www.youtube.com/watch?v=17zOzTHVdvQ) e do irmão + velho descendo de "bicicletinha" uma ladeira (algo que tentei replicar uma vez, rs)... Deu vontade de assistir novamente!
ResponderExcluir