Assistir ao filme A GAROTA DA CAPA VERMELHA e comentá-lo para a Liga acabou criando a oportunidade perfeita para recomendar uma HQ que há muito queria indicar.
E se os vários personagens dos contos de fada vivessem no nosso mundo? Mais precisamente em Nova Iorque, em um bairro conhecido por eles como Fabletown? Pois é essa a premissa que o brilhante Bill Willingham criou para o selo Vertigo, da DC. As fábulas foram expulsas de suas terras fantásticas por um inimigo desconhecido, chamado de O Adversário, e vieram para o nosso mundo. Aquelas que não conseguem se "misturar" com os humanos (como monstros e animais antropomórficos) vivem no campo, em um local conhecido como A Fazenda.
FÁBULAS (FABLES, iniciado em 2002) é uma HQ vibrante e muitíssimo interessante, por tentar reimaginar a história de muitas figuras que povoam nossa imaginação desde sempre. Branca de Neve e o Lobo Mau ocupam papel de protagonistas, sendo a primeira a administradora de Fabletown e o segundo, o chefe de segurança. Eu poderia perder linhas e mais linhas citando os muitos personagens que surgem em diversos arcos de história, mas prefiro indicar uma leitura obrigatória antes de começar a série: FÁBULAS - 1001 noites.
Nela é possível encontrar a história da "nova" origem de vários personagens que depois serão importantes na série, que continua a ser publicada até hoje lá fora e vem sendo traduzida para nós, brasileiros, pouco a pouco. Já foram disponibilizados 7 volumes que procuram agrupar arcos de história completos.
É muito legal ler as criações do roteirista, com arcos vibrantes que fazem ótimo uso dos conceitos pré-existentes dos mais diversos personagens. A arte também é sublime, por conta de Mark Buckingham, Lan Medina, Steve Leialoha e Craig Hamilton. Ressalto, em especial, as bordas de cada uma das páginas, todas trabalhadas de forma detalhada, trazendo referência ao personagem em foco no arco em questão.
Recomendação máxima. Comece a ler e veja se não será capturado pelas aventuras dessas fábulas. Sem falar que você não irá descansar até descobrir quem é O Adversário... e não sossegará até que ele seja derrotado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário