segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nosso Bruxinho favorito: PARTE 3


JURO SOLENEMENTE QUE NÃO PRETENDO FAZER NADA DE BOM!

Pegue o seu mapa do maroto e vamos continuar a saga do bruxinho mais conhecido do mundo: chegamos a O PRISIONEIRO DE AZKABAN. Nessa aventura já se encontra presente no título um novo local para o nosso mapa do mundo bruxo: a prisão de Azkaban, onde Sirius Black cumpre pena por ter entregado o paradeiro dos pais de Harry para que esses acabassem mortos por Lord Voldemort. Ou melhor, cumpria... Ele acaba de escapar e, com toda certeza, virá atrás de Harry, para terminar o serviço de seu mestre.

Considerado por muitos um dos melhores de toda a série, esse livro possui uma história que envolve do começo ao fim. Personagens marcantes aparecem, como Sirius Black, Remus Lupin (o novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e licantropo!), Bicuço (o hipogrifo assustador/amigo), Sibila Trelawney (professora de Adivinhação que gosta de prever a morte de HP), entre outros. Temos um Harry curioso sobre o seu passado e buscando respostas sobre o que realmente ocorreu com os seus pais.

A trama envolve um objeto super interessante do mundo bruxo: o Vira-Tempo, usado por Hermione para conseguir fazer todas as matérias que deseja, algumas ao mesmo tempo. A forma como o objeto é incorporado à trama em sua parte final é brilhante e, talvez, uma das melhores utilizações de viagem no tempo já feitas. Sem falar no maior dos plot twists de toda a saga, envolvendo um certo rato e um certo maroto supostamente morto.

O livro também possui uma das cenas mais icônicas, ao meu ver, de toda a história, traduzido a contento no filme que o adaptou: o momento em que Harry conquista Bicuço e alça voo por toda Hogwarts é de uma beleza sublime. Lembro de parar a leitura e ficar, durante alguns segundos, imaginando a sensação que o jovem bruxo sentiu nesse momento.

E já que toquei no assunto filme, talvez uma das melhores adaptações de toda a série. Para o lugar do contador de fábulas Chris Columbus, o mago Alfonso Cuarón. Engraçado que, mesmo continuando com o mesmo roteirista (Steve Kloves, que por sinal assina todos os roteiros do bruxinho) o clima da história muda completamente. Sai o colorido sorridente de Columbus e entrão os tons sinistros e um senso de urgência latente, exacerbado pela presença dos Dementadores, seres que com certeza arrepiaram a todos os leitores. Cuarón ajuda os atores mirins a incorporarem seus personagens, conseguindo ótimas atuações, as melhores até então. Nossos amigos bruxos cresceram e isso foi transposto para a tela a contento. Os efeitos sobem um degrau, apresentando os assutadores e encapuzados carceireiros de Azkaban citados acima, além de transformações competentes dos marotos e um Bicuço real, do jeito que está escrito! Esse filme também foi o primeiro em que Michael Gambon assume o papel de Dumbledore após a morte de Richard Harris, o titular dos dois primeiros filmes.


10 estrelas! E como o coral de Hogwarts entoa logo no início, esse filme deixa claro o que vem por aí: Something wicked this way comes!!!!!

Ahhhhhh! Já estava me esquecendo, mas temos nesse livro HOGSMEADE! Quem nunca se imaginou no Três Vassouras pedindo para Madame Rosmerta uma cerveja amanteigada? Ou comprando seus feijõezinhos de todos os sabores na Dedos de Mel? Pois bem, dois companheiros da LIGA, o Homem dos Dados e o Minduim, visitaram nesse final de semana o Parque Temático de Harry Potter em Orlando, e devem ter feito ambas as coisas... Apropriado, não, rs.

Amanhã voltamos com O CÁLICE DE FOGO...

MALFEITO FEITO!


Um comentário:

  1. Grande Cylon Thirteen !!
    Não sou um seguidor assíduo da liga mas posso dizer que conheço muito bem os três mentores da mesma.... estava hoje de bobeira e resolvi dar uma olhada e tive a grata surpresa de um comentário extremamente bom sobre O Prisioneiro de Azkaban.... Parabéns pelo texto excelente e tenha certeza que ganharam um seguidor mais presente.... depois de ler esse post, pode ter certeza que vou dar uma lida nos anteriores...rs...agora....quem sou eu ??? acho que vcs descobrem com o tempo....por enquanto vou me identificar como Radamantis...Abraços aos mentores da Liga....Cylon, Minduim e Homem dos Dados !!!

    ResponderExcluir