O troféu mais polêmico |
Ontem, sábado 4 de fevereiro foram entregues os polêmicos prêmios Annie, auto-intitulado a maior honraria da animação. Famoso por ser palco de brigas entre os estúdios, e não necessariamente entre seus filmes, o grande contemplado do ano foram "Rango", da Paramount através de sua Nickelodeon Movies com 4 prêmios. Este ano marcou o retorno da Disney/Pixar a competição.
O Annie entregue pela International Animated Film Society (ASIFA-Hollywood) acontece devido a contribuições de patrocinadores, no caso os próprios estúdios, e pelo visto os organizadores dividem esses patrocinadores por quantidade de contribuições. A DreamWorks, a Paramount e a Nickelodeon (do grupo Paramount) aparecem como Patrocinadores Ouro, seguidos pelo Cartoon Network, todo o conglomerado de animações Disney, Pixar e Sony como Patrocinadores Prata. Qualquer um pode se associar ao IAFS, mas desde a premiação do ano passado algumas mudanças foram feitas, como o voto ser válido apenas por profissionais da área de animação.
A polêmica do Annie começou em agosto de 2010, quando Disney e Pixar comunicaram que não iriam participar da premiação fazendo campanha ou inscrevendo seus filmes, uma vez que discordavam do critério de votação e alegavam que a DreamWorks havia trapaceado dois anos antes, quando "Kung Fu Panda" ganhou todos os prêmios, deixando o favorito "Wall-E" de mãos abanando. A DreamWorks havia comprado associações para todos os seus funcionários, e pedido pra que eles votassem em favor do estúdio, daí a explicação para "Wall-E" não ter ganho um mísero prêmio. Mas por que a Disney veio a se manifestar dois anos depois? Porque a premiação de 2010, vencida por "Up - Altas Aventuras", não teve a concorrência da DreamWorks. Já em 2011 a Disney/Pixar, que tinha "Toy Story 3" e "Enrolados", iria concorrer com "Como Treinar Seu Dragão", da DreamWorks, e se os critérios continuassem os mesmos, a história provavelmente iria se repetir. Mas mesmo sem apoio ao prêmio, a Disney/Pixar recebeu 7 indicações, já que estas podem acontecer a critério dos organizadores, frente a 39 indicações da DreamWorks.
"Rango", o grande vencedor |
Como se percebe os vencedores são geralmente os filmes de grandes estúdios e muita propaganda, e neste ano não poderia ter sido diferente, e suspeitamente ganharam filmes dos patrocinadores Ouro, mas ao menos sobram indicações pra filmes menores como "Um Gato em Paris" e "Chico & Rita", que concorrem ao Oscar. Em sua 39ª edição ainda vai demorar pra maior honraria da animação recuperar seu verdadeiro pretígio, depois de tanta confusão organizacional.
destaque na tv |
Entre os premiados e indicados deste ano os destaques curiosos que a Liga dá são para a indicação de "Star Tours", uma animação feita pra um brinquedo da Disney como melhor Produção Especial Animada, que foi vencida por "Kung Fu Panda - Secrets of The Masters", lançado direto em vídeo; O jogo "Insanely Twisted Shadow Planet", que venceu como melhor videogame animado de "Rayman Origins" e "Uncharted 3"; a Industrial Light&Magic dominou as indicações de Melhores Efeitos Animados em filme live-action, que ficou para "Transformers 3"; "Rio" e "Planeta dos Macacos - A Origem" só ganhou como Melhor Animação de Personagem respectivamente num longa animado e num longa live-action; Grace Potter e Michael Giacchino (sempre ele) venceram como melhor trilha sonora numa produção de tv com "Prep & Landing: Naughty vs. Nice", segunda continuação do desenho vencedor do Emmy que a Globo passou aqui no último natal como "Missão de Natal"; e por fim o prêmio de John Williams para "As Aventuras de Tintim", que foi bastante acadêmico e esquecível comparado com o trabalho de Henry Jackman em "Gato de Botas", aliás dentro do terreno da DreamWorks, acho injusto que o longa do felino tenha sido ignorado em vantagem do filme do urso panda lutador, mas de qualquer forma aí estão os principais vencedores:
Rango - Melhor Filme de Animação, Melhor Design de Personagem, Melhor Roteiro e Melhor Montagem
Kung Fu Panda 2 - Melhor Direção e Melhor Design de Produção
Os Simpsons - Melhor Animação pra televisão pra todos os públicos, Melhor Direção na Televisão, e Melhor Roteiro de um episódio
As Aventuras de Tintim - Melhores Efeitos Animados num Longa Animado e Melhor Música.
Prep & Landing: Naughty vs. Nice / Missão de Natal 3 - Melhor Animação de Personagem para tv, Melhor Design de Personagem para tv, Melhor música para tv e Melhor Storyboard para tv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário