quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído e com o rabo entre as patas!


Conheci o trabalho de Vitor Cafaggi quando este, junto de sua irmã Lu Cafaggi, participaram do projeto Graphic MSP em que artistas prestam a sua homenagem à Maurício de Sousa através de interpretações das criações do célebre autor nacional. Coube aos irmãos Cafaggi a tarefa de uma releitura sensível e empolgante da Turma da Mônica na HQ Turma da Mônica: Laços, recomendação obrigatória para todos que cresceram com a companhia da turminha.

Um tempo depois de ter lido a gibi acima citado, em uma de minhas idas a uma livraria geek de São Paulo, vi uma coletânea de uma tirinha publicada aos domingos no jornal O Globo. E qual não foi a minha surpresa ao constatar que era mais um trabalho desse brilhante quadrinista mineiro: Valente Para Sempre (2013, Panini Comics).

Primeiro volume dessa coletânea (já existem mais dois disponíveis), a tirinha nos conta a história de um cãozinho de nome Valente e o seu cotidiano tentando interagir com os outros e, mais do que isso, tentando entender a lógica dos relacionamentos. Ansioso e tímido, Valente busca o grande amor de sua vida, com a entrega e a ingenuidade que todos já vivenciamos em algum grau quando éramos mais jovens.

Li em uma entrevista do autor que a obra é autobiográfica, o que a torna ainda mais interessante pois os traços infantis e delicados de Cafaggi trazem à tona lembranças dos primeiros passos amorosos (que são praticamente universais, rs), com a sua pureza e seu lado platônico. Impossível não se identificar com alguma das situações vividas pelo cãozinho.


Com um toque de Bill Watterson e seu Calvin e Haroldo e uma simplicidade que lembra A Turma do Charlie Brown, sentimos as emoções e as inseguranças, rimos e sofremos, em uma leitura leve e aparentemente descompromissada. Digo 'aparentemente' porque depois de algumas páginas você já se sentirá mais um amigo de Valente. E aí, é página atrás de página, até chegar ao fim e pensar 'cadê o próximo?'

Com citações espertas (John Hughes, Rocky Balboa e até mesmo big mac - essa última, simplesmente genial!), é um gibi que merece ser conferido. Li o primeiro em uma tacada e vou procurar pelo próximo ainda hoje. Não deixe de conferir também o blog de Cafaggi, onde é possível ler outro trabalho do autor que os fãs do Cabeça de Teia vão adorar!

E termino com uma citação da contracapa da obra, que diz muito do espírito de Valente:

"Eu já disse isso uma vez. Vou dizer novamente: A vida passa muito rápido; se você não parar e olhar ao redor, você pode perdê-la."
(Ferris Bueller)


Nenhum comentário:

Postar um comentário