Criado e desenvolvido pelo vietnamita Dong Nguyen em apenas três dias, o jogo "Flappy Bird" foi concebido como algo independente, quase experimental. A experiência também era financeira já que, apesar de gratuito, rendia cerca de 50 mil dólares por dia em publicidade. No jogo você controla um pássaro, e para que ele voe a tela precisa ser tocada - quanto mais rápido, mais alto -, e o objetivo é fazer ele passar entre canos semelhantes aos do universo do Super Mario, e cada cano significa um ponto. Em qualquer lugar que o pássaro encoste: game over. Simples assim. Parece fácil, mas não é.
o criador |
O que chama a atenção na existência do jogo é que somente 8 meses após seu lançamento, ele se tornou famoso, entrando pro topo da lista de jogos gratuitos do sistema operacional iOS. Dong Nguyen foi então acusado de usar artifícios desonestos pra elevar a popularidade do jogo. Sem contar a iminência de processos por utilizar elementos de franquias famosas.
O conceito do jogo de tentativa e erro, e conseguir ultrapassar o próprio recorde também levantou sérias questões sobre sua qualidade. Afinal um jogo pouco criativo
e com dificuldade extremada seria um bom jogo? Ser viciante seria uma qualidade do jogo, ou um defeito dos jogadores? Independente da resposta, Nguyen não gostou do assédio da imprensa, que queria saber o que fez o jogo ficar famoso tanto tempo depois, possíveis atualizações, continuações e sobre processos que ele poderia sofrer da Nintendo.
e com dificuldade extremada seria um bom jogo? Ser viciante seria uma qualidade do jogo, ou um defeito dos jogadores? Independente da resposta, Nguyen não gostou do assédio da imprensa, que queria saber o que fez o jogo ficar famoso tanto tempo depois, possíveis atualizações, continuações e sobre processos que ele poderia sofrer da Nintendo.
Eis que no dia 8 de fevereiro, ele avisa pelo twitter que "Sinto muito, usuários do Flappy Bird. Daqui a 22 horas eu vou retirá-lo do ar. Eu não aguento mais", e mais tarde que "Eu posso dizer que o Flappy Bird foi um sucesso. Mas ele também arruinou minha vida simples. Então agora eu o odeio". E simplesmente retirou o jogo de todas as lojas virtuais. Quem já havia feito o download continua jogando.Ele ainda avisou que não sofreu nenhum processo, e que não irá vender o jogo, como se especulava. A história já está rendendo situações inusitadas, como pessoas vendendo seus iPhones por preços inflacionados por ter o jogo instalado.
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