terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Percy Jackson... O Ladrão de Continuação!

Desperdício. Essa é a primeira palavra que vem a mente quando falamos de "Percy Jackson e o Ladrão de Raios". Outro bom e divertido livro que tinha tudo para ser outra franquia bem-sucedida nas telonas, mas que Hollywood fez o favor de estragar. E não melhora da segunda vez. Assisti ao filme para escrever esse post e realmente é lamentável o que fizeram com o livro de Rick Riordan. Mas antes de continuar "descendo a lenha" como alguns possam estar a pensar, vamos esclarecer as coisas e justificá-las.

O livro do professor de história e inglês que acabou fazendo sucesso no mundo todo, traz uma mistura nada convencional de mitologia grega, algo que para muitos é apenas história velha e enterrada, para os dias atuais! O autor traz para o cotidiano do século XXI deuses, semi-deuses, heróis e monstros mitológicos. A imaginação corre solta e devido a maestria que um professor de literatura deve possuir, Riordan descreve esse mundo imaginário misturado com o real de maneira a torná-lo visível e crível! Os detalhes do Acampamento Meio-Sangue, sua ida ao mundo inferior e do próprio Olimpo! O livro termina num crescente tão incrível que fica quase impossível você não ler o primeiro capítulo disponível no fim do volume um. Méritos de um autor que tem a história completa em sua cabeça e sabe puxar o seu leitor para que continue preso ao seu texto.

Por outro lado, o roteirista Craig Titley (Scooby Doo e Doze é Demais!) com toda certeza, não leu o livro e pior, não sabia da existência de outros livros! Penso ainda que talvez a FOX (A mesma de Eragon! Será coincidência?) chegou para Chris Columbus (diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal e de - como pode - Rent!) e disse: "Tem um livro aí que tá fazendo sucesso que mistura mitologia grega e tal e queremos fazer um filme antes da Warner. Mas só queremos fazer "1" filme! Ganhar um dinheiro e engavetar o projeto. Por isso, faz um filme meia-boca, sem gastar muito e vamos ver o que dá! Chama um roteirista que você conhece e pede pra ele colocar só o básico do básico no filme tá!".
Eis que então, temos um dos maiores desperdícios de roteiro adaptado desse ano no cinema. Mesmo com nomes como Sean Bean, Pierce Brosnan, Rosario Dawson e Uma Thurman o filme é muito fraco!
Cenas legais como a descoberta de que Percy é filho de Poseidon foram cortadas (no livro ele chega ao acampamento sem saber quem é seu pai) e todo o mistério e desconforto dos meio-sangue em relação a paternidade é pouco explorado. Aquela "dor" toda que Poseidon demonstra no filme por ter se afastado do filho, não é exatamente o que vemos no primeiro livro. E para completar, limitar a história na busca do raio de Zeus é de um erro gigantesco se havia a intenção de fazer outros filmes.

Agora a maior e imperdoável mudança na história é a troca do vilão! Hades não é o vilão da história, como o filme leva enganosamente a se pensar. Luke, que recebe os créditos de vilão no final, é apenas um fantoche nas mãos (?) do verdadeiro vilão.

A essência da adaptação de uma obra literária consagrada para o cinema está justamente no conceito de que os fãs querem ver transposta a história que eles imaginaram, com poucas mudanças; afinal, sabemos que é impossível transportar a obra exatamente com todos os detalhes, mas mudanças de estrutura na obra original é algo que não dá pra aceitar.

Acho que me empolguei nesse post! (rs)  Aqueles que tiverem oportunidade, recomendo a leitura do livro e a se permitirem a assistir ao filme uma vez mais. Para os que apenas assistiram ao filme e ainda não leram o livro, recomendo que o façam, e assim saberão por que a saga dos Olimpianos ficará apenas com um filme produzido.

Isso por que não falei das lutas terrivelmente "não" coreografadas, do pobre cenário do acampamento que até os "lobinhos" fazem melhor, da falta de química entre os atores que interpretam Annabeth e Percy Jackson, do sumiço de personagens importantes... Deixa pra lá...




2 comentários:

  1. Tenho a mesma sensação: desperdício! Lembro-me de como foi divertido ler a saga de Percy Jackson, ainda mais sendo fã de mitologia grega como sou; e também me recordo da frustração ao assistir ao filme e não ter isso na tela. Acho que a única solução, nesse caso, seria reiniciar a franquia com alguém, tipo, o Peter Jackson no comando... :)

    ResponderExcluir
  2. Olha soh, eu não vi o filme e não li o livro, mas juro que agora fiquei com vontade! Adorei o post empolgado hehe..principalmente a FOX falando com o Chris Columbus hahahaha...muito bom :)

    ResponderExcluir