sábado, 28 de janeiro de 2012

Band of Brothers: Encruzilhada e Bastogne

Nos episódios 5 e 6 da premiada série "Band of Brothers", acompanhamos as histórias centradas no capitão Dick Winters e do enfermeiro/socorrista Eugene "Doc" Roe.

Em "Encruzilhada", o capitão Winters leva a Companhia Easy à uma batalha em que sua inteligência e visão de líder em campo, acaba por conduzir a companhia E em uma das vitórias mais impressionantes da minissérie. Após a informação de que um dos soldados foi atingido por um dos disparos na rodovia próximo ao QG onde estavam, Winters decidi sair com uma patrulha para verificar o que estava acontecendo. Passaram a noite entrincheirados, observando que os alemães estavam aguardando a retirada daquela área de batalha.

Ao perceber que se não fizesse algo, toda a companhia poderia ser cercada pelos alemães que estavam em maior número, Winters decidi atacar. Examinando o campo e as condições, ele monta a estratégia e surpreende os alemães, composta de duas companhias inteiras de soldados das SS - aproximadamente 200 homens!

A operação é um sucesso! Duas companhias inteiras de alemães capturados e apenas um morto do lado dos aliados.

O avanço do Capitão Winters no episódio Encruzilhadas
O resultado dessa operação, que um soldado chega a atribuir com "sorte"e o capitão Nixon corrigi o soldado afirmando que sorte não teve nada a ver com isso, é que o capitão Winters é promovido para uma função burocrática, que ele obviamente não gosta muito. Vemos esse descontentamento no início do episódio quando ele é cobrado sobre relatórios e inventário! Nos depoimentos dos soldados, vemos a admiração que todos guardavam pelo capitão, que nunca imaginou não ser o primeiro a avançar sobre o inimigo. Essa atitude, de um líder que não abandona seus soldados, é admirada a ponto de se afirmar que "ele seria seguido a qualquer lugar"! 

No episódio, o soldado alemão morto por Winters
Nesse episódio, vemos ainda que o capitão Winters tem uma preocupação com o que se faz na guerra, pois a imagem de um soldado alemão que ele mata logo no início do ataque, o persegue em seus pensamentos. Outra preocupação é com quem comandará a Easy Company no campo de batalha já que o Tenente Moose, um soldado de confiança de Winters foi atingindo por fogo amigo.

No final do episódio, a companhia E está se dirigindo para uma das piores batalhas que enfrentariam - A Batalha do Bulge em Bastogne, no rigoroso inverno Europeu!

Eugene Roe
No episódio 6, centrado no enfermeiro Eugene "Doc" Roe, vemos o quão difícil foi a luta em um lugar cercado pelos alemães, num frio de congelar a alma, onde vários soldados tiveram problemas graves nos pés com a chamada "pé-de-trincheira",  provocado pela condição de alta umidade nas trincheiras. Além dessas condições, ainda havia o problema de falta de munição, de roupas para as congelantes temperaturas e alimentação. E para piorar, quando os aviões com suprimentos eram enviados, devido ao espaço mínimo que separava os alemães e os aliados, e o tempo sempre com neblina,  os suprimentos sempre caiam do lado alemão. 

Doc Roe era respeitado pois nunca desistia de levantar a moral dos soldados e sempre preocupado com a condição dos amigos que estavam na pior condição desde que chegaram ao território Europeu. Além do poder de fogo alemão ser superior, ao atingir as árvores, o poder de fogo se multiplicava, espalhando destroços sobre todos.
No episódio Bastogne, Doc Roe observa
um momento de descontração dos amigos!

Nesse episódio, vemos um dos poucos momentos em que os soldados tem contato com as enfermeiras que serviram voluntariamente nas frentes de batalha. Existe um flerte entre a enfermeira Renee e Doc Roe (uma homenagem à essa enfermeira, que na verdade serviu e cuidou dos soldados americanos, mas não conheceu os homens da companhia E), mas que é interrompido de forma trágica e lembra ao soldado como é importante coisas simples da vida como um sorriso, um copo de whisky ou um episódio de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário