Quem nunca ouviu falar de "Angry Birds" provavelmente não tem um smartphone e não costuma jogar jogos casuais no computador ou videogame. Lançado para o iPhone em dezembro de 2009, o quebra-cabeça de ação se tornou uma febre instantânea, e desde então 12 milhões de cópias foram baixadas na Apple App Store. E a partir daí, a quase falida finlandesa Rovio Mobile, que já tinha 51 jogos de pouca expressão, expandiu o jogo para quase todas as plataformas imagináveis o transformando num fenômeno mundial e hoje conta com uma equipe de mais 150 funcionários.
O sucesso do jogo se deve à sua jogabilidade viciante, estilo de desenho animado e preço baixo (para iPhone o jogo custa 0,99 dólares). Os jogadores controlam um grupo de pássaros de várias cores e funções que precisam recuperar seus ovos roubados por famintos porcos verdes. Em cada uma das 63 telas (níveis) iniciais espalhadas por capítulos, os porcos estão protegidos (ou cercados) por estruturas feitas de vários materiais, e o objetivo é eliminar todos os porcos lançando os pássaros usando lógica e técnica nas estruturas e inimigos. Devido a jogabilidade baseada na física (comum em jogos touchscreen), onde você bate na estrutura com o pássaro e espera que ela desmorone (ou não) derrotando (ou não) os porcos, são horas de jogo e muitos replays.
Em 2009 a Rovio começou a estudar propostas para futuros games, e o designer de games senior da empresa Jaakko Iisalo, que costuma começar projetos apenas os desenhando, havia feito uma arte conceitual com os pássaros de aparência irritada sem asas e pernas para um certo jogo, mas a pequena equipe de 9 pessoas gostou tanto que decidiram usar aqueles personagens no único jogo que de fato iriam desenvolver. Pesquisaram então que tipo de jogo as pessoas estavam jogando, e encontraram jogos em flash como Crush The Castle (que tem versões móveis, mas que você pode conferir e jogar pela internet clicando aqui), que consiste em destruir castelos e seus nobres moradores jogando pedras e poções através de uma catapulta. Logo a equipe percebeu que os pássaros precisavam ter raiva de algo, e no auge da crise da gripe suína, decidiram que seriam irônicos porcos verdes, visualmente parecidos. Um dos ideais dos desenvolvedores era de que qualquer um poderia jogar sem tutoriais, que de qualquer forma estão lá, por isso resolveram que os pássaros seriam lançados por um estilingue, que todo mundo sabe pra quê serve. Mas devido a isso, nem todos os jogadores sabem das diferentes utilidades de cada cor de pássaro, o que geralmente não atrapalha.
O primeiro desafio da empresa após o sucesso no iPhone foi levar o jogo para a plataforma Android do Google, presente em diversos aparelhos de configurações díspares. A empresa de alguma forma ajudou a fomentar a briga tecnológica entre os defensores do IOS e os do Android, ao anunciar que devido a requerimentos mínimos ao menos 30 aparelhos da época, inclusive novos, não rodariam o jogo. Um mês depois do lançamento, a Rovio desenvolveu um versão mais simples do jogo para estes aparelhos. E num pensamento parecido com o de Steve Jobs da Apple, ela defende o desenvolvimento no IOS pelo fato dos desenvolvedores não terem que fazer diversas versões para diversos aparelhos. Mas o sucesso fez a empresa engolir o orgulho e fazer versões e mais versões para vários sistemas operacionais, navegadores e até redes sociais. Você pode jogá-lo online através do navegador Chrome clicando aqui.
Angry Birds Magic |
Em novembro, Henk Rogers, atual responsável pela série Tetris, que agora está sob a tutela da Electronic Arts, disse que Angry Birds não passa de "modinha", e que a popularidade do jogo se deve a seus personagens, que logo perderão o apelo. Segundo ele, Tetris está no mercado há 25 anos sobrepujando jogos como este, e que além de ter deixado de ser "modinha" há muito tempo, hoje é considerado um esporte. Talvez seja inveja dos números: apenas no dia de Natal, 6.8 milhões de smartphones começaram a funcionar no mundo, e 6.5 milhões de pessoas baixaram Angry Birds em seus aparelhos. Não se sabe se todos os downloads foram de aparelhos novos, mas já são mais de meio bilhão de downloads do jogo em todas as plataformas, e mais de 1 milhão de dólares em faturamento mensal, num custo inicial de pouco mais de 100 mil Euros.
brinquedo pela Mattel |
E se tudo não fosse o suficiente, um parque na China abriu uma área não-oficial com brinquedos baseados no jogo, inclusive com estilingues, que anda fazendo muito sucesso. A empresa não se manifestou sobre este parque em específico, mas já fechou acordo com uma gigante dos parques de diversão da Europa pra licenciar parques temáticos dos personagens. Os primeiros parques serão inaugurados na Finlândia, depois no Reino Unido.
Depois de se tornar piada em Os Simpsons, e do jogo ter ganhado uma versão ao vivo em Barcelona como campanha da empresa de telefonia T-Mobile, fica difícil achar que o jogo seja apenas "modinha". Talvez não seja eterno, mas apenas inesquecível pra cultura pop.
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