Comédia romântica é um gênero de filme que não agrada à todas as audiências, principalmente a masculina. É até cômico ver a reação dos casais no cinema quando passa um trailer de comédia romântica: a mulher fica empolgada em assistir e o homem pensa, “mas que droga, vou ter que assistir esse aí!”
Num primeiro momento, “(500) Dias com Ela”[(500) Days of Summer] é um tipo de filme classificado como “mais uma comédia romântica” e particularmente não chamou muita atenção, mas dois fatores contribuíram para dar uma chance à película – Zooey Deschanel, de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” entre outros e Joseph Gordon-Levitt, do seriado de sucesso “3rd Rock from the Sun” e visto recentemente em “A Origem” ao lado de Leonardo di Caprio.
Gordon-Levitt faz Tom, um escritor de mensagens em cartões comemorativos que após o término do relacionamento com Summer (Deschanel), repassa os 500 dias do título que esteve ao lado daquela que achava ser o amor da sua vida. Espero não estar estragando nenhuma surpresa aqui, afinal, se no título o tempo que ele passa com a namorada já está determinado, é meio óbvio que esse relacionamento tem um fim.
Esse já é um dos trunfos dessa comédia pois o vemos geralmente nesse tipode filme, é a eterna dúvida se o casal principal: a) irá terminar o filme juntos vivendo felizes para sempre ou b) eles se separam e cada um segue seu caminho. A maneira como isso é contado, na visão de Tom e não-linear, é outro ponto positivo para o filme, que transita de cenas bizarras que os apaixonados sempre produzem e sem querer muitas vezes, até as que levam as gargalhadas e que inevitavelmente a namorada irá dizer "que bonitinho"!
Vale destacar a sequência musical de Tom logo após sua primeira noite de amor com Summer em que até animação é utilizada, e outra sequência em que vemos a tela dividida e de uma lado temos o que está acontecendo de fato e do outro, o que a personagem gostaria que acontecesse.
O legal de "(500) Dias com Ela" é porque temos personagens pouco convencionais em uma trajetória de auto-conhecimento: o sonhador que quer encontrar a garota ideal, e a garota ideal que não acredita no amor em jornadas que levarão ao oposto do que pensavam no dia 1.
Outro destaque é a trilha sonora: bem cuidada, tocante e que acompanha o ritmo do filme. A trilha é parte permanente em meu "iPod" e sempre a estou ouvindo.
Bom lembrar que o nome da garota que é objeto de desejo de Tom é Summer (do inglês, "Verão", mas que não cabe tradução aqui) e seria muito bom se o filme sempre fosse assistido no áudio original, pois a "piada" final só ficará interessante e completa para quem compreender o que é dito em inglês!
"(500) Dias com Ela" é uma excelente opção para o conforto do sofá!
Em tempo: o filme recebeu duas indicações ao "Globo de Ouro" em 2010: Melhor Comédia e Melhor Ator em Comédia ou Musical para Joseph Gordon-Levitt, que aliás está bem cotado em Hollywood, e deve aparecer nas telas esse ano em "Batman - The Dark Knight Rises", "50%" (50/50), e no thriller de ação "Premium Rush", em que interpreta um ciclista que faz entregas no conturbado trânsito que Nova York.
Curti muito esse filme !!
ResponderExcluir