O multifacetado ator Philip Seymour Hoffman foi encontrado morto, aos 46 anos, em seu apartamento em Nova Iorque no dia 2 de fevereiro. As circunstâncias preliminares apontam pra overdose, mas seu estilo de vida privado nunca foi relevante comparado ao seu potencial como artista.
o ator bem antes da fama |
O ator já tinha feito participações pequenas em diversos filmes como "Perfume de Mulher" e "Twister", mas foi apenas na parceria com o diretor Paul Thomas Anderson em "Boogie Nights: Prazer Sem Limites" de 1997 que ele mostrou que tinha muito mais versatilidade do que aparentava. A partir dali, não parou mais. Se tornou um queridinho do cinema cult com "Próxima Parada Wonderland", "O Grande Lebowski" dos Irmãos Coen, no badalado indie "Felicidade" de Todd Solondz, e vivendo uma drag queen que ajuda Robert DeNiro em "Ninguém é Perfeito".
em "O Mestre" |
A partir daí começou a ser um ator disputado em produções de todos os tipos, das quais ele sempre experimentou aquelas que mais o desafiassem. Para isso, ele também pôde trabalhar com grandes diretores. Foi assim na constante parceria com Paul Thomas Anderson como o enfermeiro de "Magnólia", em "Embriagado de Amor" e mais recentemente no polêmico "O Mestre", onde ele brilhantemente vive uma caricatura over de L.Ron Hubbard, criador da religião Cientologia. Ou seus trabalhos com Spike Lee em "A Última Noite", Anthony Minghella em "O Talentoso Ripley" e "Cold Mountain", o naquele-momento-promissor Brett Ratner em "Dragão Vermelho", J.J. Abrams em "Missão: Impossível 3", Mike Nichols em "Jogos do Poder" ao lado de Julia Roberts e Tom Hanks, Charlie Kaufman em seu experimental "Sinedóque, Nova Iorque", e George Clooney no brilhante "Tudo pelo Poder".
no filme que lhe rendeu um Oscar |
Foi na obra-prima de Cameron Crowe "Quase Famosos" de 2000, que começou a temporada de prêmios, e o carinho do grande público. A partir dali ele ganharia 73 prêmios, incluindo o Oscar de melhor ator em 2006 por sua detalhada representação do escritor Truman Capote em "Capote". E outras 54 indicações, como as 3 indicações ao Oscar de ator coadjuvante por "Jogos do Poder", o tenso "Dúvida" e mais recentemente "O Mestre".
Seus últimos trabalhos incluíam o piloto da série de comédia
"Happysh" (ex-"Trending Down") do canal Showtime, o blockbuster "Jogos Vorazes: Em Chamas" e os ainda inéditos "O Homem Mais Procurado" baseado no livro de John le Carré (mesmo autor de, entre outros, "O Jardineiro Fiel") e as duas partes de "Jogos Vorazes: A Esperança". Deste último vale notar que o ator havia filmado toda a primeira parte, e faltava apenas poucas cenas para a segunda, não prejudicando muito sua finalização. Há, ao menos, uma cena importante que ele não havia gravado, e esta deve ser filmada usando truques de câmera e até efeitos visuais.
Em "Jogos Vorazes: Em Chamas" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário