A "Easy" encontra um campo de concentração em "Por Isso Nós Lutamos" |
Encerrando a análise da premiada série da HBO "Band of Brothers", nesse post iremos retratar os dois
últimos episódios daquela que é considerada uma das melhores retratações dos fatos acontecidos durante a Segunda Guerra Mundial na Europa!
No episódio 9 - "Por Isso nós Lutamos" - começa com os depoimentos dos veteranos da Easy falando dos alemães, que embora naquele momento estivessem em terrenos opostos, podiam ter interesses em comum como pescar, caçar e ter uma boa conversa, inclusive sendo bons amigos se as circunstâncias fossem outras. Porém, isso é apenas um contra ponto pois em breve os homens da Companhia E verão do que os alemães foram capazes de fazer.
A Companhia E finalmente entra na Alemanha e nesse episódio, narrado pela perspectiva do Capitão Nixon, eles observam que o povo alemão é unido e determinado a começar a limpeza de suas cidades logo após a destruição (coisa que os demais povos da Europa não parecem muito interessados em fazer, pelo menos nos depoimentos dos soldados que li no livro).
O Capitão Nixon não parece estar numa situação muito boa, já que estava a frente de uma operação em outra da divisão do Batalhão e a mesma não deu muito certo, perdendo muitos soldados durante um salto em outro ponto da Alemanha. Ele que é viciado em um tipo particular de whisky - VAT 69 - sai pelas ruas da cidade alemã em que estão atrás da bebida e acaba na casa de um oficial alemão mas não encontra o que procura para afogar suas mágoas. Na verdade, ele vê a foto do oficial com uma faixa preta, indicando o luto da família, e logo é confrontado pela viúva que não aprova sua presença ali, embora, agora quase no fim da guerra, os americanos em seu avanço pelo território alemão, invadam as casas e expulsam seus habitantes para poderem pernoitar.
A emoção da liberdade! |
Nessa cidade, Buchloe, durante uma patrulha pela floresta, eles encontram o que seria um Campo de Concentração pela primeira vez. Todos na Companhia ficam chocados ao encontrar seres humanos em uma situação tão penosa. O Major Winters chama o soldado Liebgott, um dos tradutores da Companhia, para traduzir uma entrevista com um dos prisioneiros. Durante a entrevista, ficamos sabendo que os soldados alemães ao saberem da chegada dos americanos na cidade, tentam matar o maior número de prisioneiros possível, inclusive queimando alguns dos barracões com os prisioneiros ainda vivos, após trancarem as portas. E que o campo de concentração das mulheres ficava na estação à frente. São muitos os corpos encontrados, em condições sub-humanas. A maioria macérrima, que mal conseguem ficar em pé e todos em estado avançado de inanição. O major Winters quer saber que tipo de prisioneiros eles são. A resposta: judeus. Escritores, professores, músicos, advogados, médicos, cientistas e todo tipo de profissionais comuns. Porém, todos ali tinham outra coisa em comum que os decretavam ao extermínio: eram judeus!!
É passado nesse ponto que a partir daquele momento, a maioria dos homens da Companhia E passam a nutrir um ódio por todos alemães, mesmo porque não compreendem como os cidadãos comum possam ter apoiados tal atrocidade.
Muitos dos alemães na cidade afirmam que não sabiam o que acontecia naquele lugar, que era um campo de trabalho forçado para suprir as tropas alemães de material, fazia parte do complexo de Dachau. Porém, no dia seguinte, o General Taylor decretou uma lei marcial, ordenando todos os alemães entre 14 e 80 anos a irem até os campos de concentração para enterrar os corpos da vítimas do nazismo. Nesse episódio, vemos mais uma cena forte apenas com o olhar, quando o capitão Nixon volta ao campo de concentração e encontra a mulher do oficial alemão entre tantos outros ajudando a enterrar as vítimas.
Esse episódio é importante na história e bem desenvolvido, apesar do livro citar em poucas páginas a descoberta do campo de concentração, pois afinal, as atrocidades cometidas contra o povo judeu e as minorias étnicas consideradas impuras pelo Reich, não podem ser esquecidas!! (E mesmo com esse horrível período da história sendo revelado, ainda vemos em dias mais atuais, a pregação de supremacia de um povo ou uma etnia sobre outras. O que nunca mais era pra ter acontecido, voltou a acontecer em Ruanda, na Etiópia, na Sérvia e ainda existe conflitos dessa natureza acontecendo!! Vergonhoso para todos os seres humanos!!)
Shifty Powers |
No décimo e último episódio da série, "Pontos", narrado pelo ponto de vista do Major Winters, vemos a preocupação de Winters com os soldados que agora tinham muito tempo livre e também bebida, mesmo que de forma clandestina. E essa combinação acabou por levar a vida de alguns soldados, mesmo que os embates com os alemães já tivessem terminado. Agora, eles não eram mais uma força de combate, mas sim uma força de ocupação. Mesmo assim, muitos deles já faziam planos para o que fariam ao voltarem para os Estados Unidos, afinal, como disse Shifty Powers ao se despedir do major Winters, ele não sabia como explicaria em casa tudo o que viveu durante esse período. Shifty ganhou a dispensa da Companhia em um sorteio realizado para comemorar o aniversário do Dia D, pois muitos soldados não tinham "pontos" suficientes para solicitarem "baixa" do exército e voltarem para a casam, já que a guerra estava quase no fim.
Donald Malarkey e Scott Grimes |
O Sargento Malarkey foi dispensado por Winters para servir como um
instrutor de um museu que o exército montara em Paris, que já vivia como se a guerra tivesse ficado distante no passado. Malarkey foi um dos soldados que esteve em todas as frentes de batalha que a Easy participou e passou pela guerra sem se ferir, pelo menos fisicamente, já que durante a guerra, perdera seus amigos e companheiros Bull Rundleman, que se afastara da guerra por problemas psicológicos e viu a morte de dois outros, Muck e Penkala.Winters, Nixon, Welsh e Speirs no Ninho da Águia |
Por fim, o seriado mostra a tomada do Ninho da Águia, a fortaleza de Hitler nos Alpes no sul da Alemanha e da Baviera. Uma fortaleza construida com o dinheiro do partido nazista como presente de aniversário ao ditador. Vemos também que os homens da Companhia E encontraram e tomaram das boas bebidas da adega de Goering - o chefe da força aérea alemã, a Luftwaffe.
Embora Nixon e Winters se candidataram para ir ao Pacífico, pois apesar do fim da guerra na Europa com a rendição alemã, a luta continua do outro lado do mundo, o general que analisou o pedido do major Winters não permitiu que ele abandonasse seus homens. Pouco tempo depois, com o evento nuclear sobre o Japão e a rendição daquele país, a guerra chegava ao fim.
Nos momentos finais do episódio, vemos uma explicação do que aconteceu com a maioria dos soldados e oficiais da Companhia E.
Buck Compton se tornou promotor em Los Angeles. David Webster se tornou escritor do The Wall Street Journal e também era aficionado por tubarões. Ele saiu para uma pescaria em 1961 e desapareceu. Seu corpo nunca foi encontrado. John Martin voltou para seu emprego na ferrovia e depois fundou uma construtora e ficou multimilionário.
Buck Compton e Neal McDonough |
David Webster |
George Luz se tornou uma faz-tudo em Providence, Rhode Island. Como prova de seu bom caráter, 1600 pessoas compareceram ao seu funeral em 1998. Doc Roe morreu em 1998. Ele era empreiteiro. Frank Perconte trabalhou como carteiro em Chicago. Joe Liebgott virou taxista em São Francisco. Bull Randleman se estabeleceu no Arkansas e trabalhou com terraplanagem. Alton More voltou para o Wyoming com um suvenir raro: o álbum de fotos de Hitler. Floyd Talbert perdeu contato com os companheiros até que os companheiros finalmente o encontraram. Numa carta para Winters ele afirmava que nunca tinha contado para ninguém as experiências da guerra e que admirava Winters pela sua integridade e liderança. Ele encerrou a carta assinando como "Seu dedicado soldado, para sempre". Depois de se reunir com os antigos companheiros, ele morreu no final de 1981.
George Luz |
Frank Perconte segura o Emmy de melhor minissérie com James Madio |
Bull Randleman e Michael Cudlitz |
Floyd Talbert |
Carwood Lipton virou executivo responsável por fábricas em todo o mundo. Harry Welsh virou administrador de escolas em Pensilvânia. Capitão Speirs continuou no exército e lutou na guerra da Coréia. Ele se aposentou como tenente-coronel. O grande amigo de Winters teve alguns casamentos conturbados depois da guerra até que em 1956 ele se casou com a mulher com quem viveria até o fim dos seus dias, Grace. Winters e ele foram bons amigos por toda a vida!
Donnie Wahlberg e Carwood Lipton |
Harry Welsh |
Winters e Nixon |
Nixon na manhã do fim da guerra da Europa |
Major Richard Winters |
Major Richard Winters e Damian Lewis |
O Major Richard Winters morreu em 2 de janeiro de 2011.
"Guardo a lembrança da pergunta que meu neto me fez quando disse: Vovô, o senhor foi um herói de guerra? E o vovô respondeu: Não, mas eu servi na companhia de heróis".
Nenhum comentário:
Postar um comentário