sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O homem das cavernas brasileiro



O projeto de graphic novels baseadas nas historinhas de Maurício de Sousa nos brindou no final de 2013 com um trabalho formidável: PITECO – INGÁ. Reencontramos (se você também foi uma criança nos anos 80 e lia avidamente tudo da Turma da Mônica, ;-) Piteco, Tuga, Ogra e Beleléu, agora mais maduros. Eles terão que enfrentar uma jornada de desafios quando a reserva de água da Aldeia de Lem seca. Eles precisarão se mudar. Mas Tuga acaba sequestrada e nosso herói decide ir atrás dela, tendo Beleléu por companheiro.  Do artista Shiko, com um roteiro inteligente, arte e cores também executados pelo mesmo, essa é uma obra que ganha vida de forma brilhante! 

O projeto não tem medo de ousar, criando toda uma mitologia em torno desses personagens de Mauricio de Sousa, que nunca foram os mais queridos, mas sempre tinham seu espaço nos almanaques de férias. Na minha opinião, junto de Astronauta - Magnetar, essa HQ trouxe a profundidade que Mauricio incutiu nesses personagens e que as jovens crianças que os liam talvez não captassem.



Shiko faz uso de seu conhecimento do folclore nacional e insere Piteco como mais um estandarte nacional. Adepto dos detalhes, o artista situa Lem no nordeste brasileiro, usando a pedra de Ingá (do título) para deixar isso claro. Além disso, personagens das histórias que nossas avós contavam antes de nos colocar para dormir fazem aparições, de forma orgânica e extremamente interessante (Curupira, Boitatá...).

A identidade visual de cada tribo também deixa claro o quão meticuloso é o artista. Apoiado em um roteiro direto, temos espaço para cenas lindamente retratadas e ações que convencem e surpreendem. A arte tem tamanho poder que me fez, por vezes, gastar mais alguns segundos antes de virar a página, observando a riqueza de detalhes e o preciosismo das cores (os desenhos foram coloridos com aquarela). Impressionante!



Que venham, agora em 2014, as novas obras desse projeto maravilhoso! Penadinho, Bidu, mais Turma da Mônica, a Turma da Mata, todos em releituras que devem alegrar em muito o criador desse universo de aventuras. Grande Mauricio! Grande Shiko!

Nenhum comentário:

Postar um comentário