sexta-feira, 14 de março de 2014

Fábulas à solta no PS 3... mas será que precisava?


Fables (ou Fábulas aqui no Brasil) é uma das melhores HQs da atualidade. Inteligente, seu criador e roteirista até hoje (pelo menos do arco principal) Bill Willingham transporta personagens do imaginário infantil, como a Branca de Neve e o Lobo Mau, para o nosso mundo, onde estes vivem sem revelar a sua origem fantástica. Por conta disso, somente as fábulas semelhantes à figura humana podem andar livremente, sendo as demais levadas para a Fazenda, mais erma. E sim, antes que alguém fale alguma coisa, a HQ é bem anterior à série Once Upon A Time...

Isso dito, esse post não tem por objetivo falar dos quadrinhos, mas sim da incursão desse universo no mundo dos games com o jogo THE WOLF AMONG US, da Telltale Games, do ótimo THE WALKING DEAD - THE GAME. Com sua bela arte e construção cuidadosa dos ambientes da HQ, o jogo é divertido, mas não passa de mais um gibi jogável.



Bigby é um ótimo personagem
Na trama do primeiro episódio, intitulado Faith, temos um típico conto policial - no melhor estilo C.S.I. - com pessoas misteriosas, assassinatos e pistas a serem encontradas e relacionadas para resolver as intrigas. Jogamos no papel de Bigby - o Lobo Mau - xerife da administração das Fábulas na cidade, responsável por proteger a qualquer custo suas identidades reais. Interessante, mas algo corriqueiro nos primeiros números da HQ.

É uma jornada curta - pouco mais de duas horas - pontuada por boas cenas de ação e diversas escolhas, algo que também acontecia em TWD. Aqui temos uma direção de arte mais colorida e cartunesca por motivos óbvios, mas o que chama a atenção são as decisões que são menos impactantes do que em TWD. Dessa forma, o jogo perde força e em determinado momento nos vemos apenas seguindo em direção ao fim, sem sentirmos efetivamente o peso das decisões tomadas. E é exatamente isso que me fez questionar a necessidade do jogo nesse formato.

Os diálogos são espertos e descolados, como na HQ. São piadas discretas e jogos de palavras que tornam a experiência mais agradável.



Ótimas cenas de ação!
Por se situar um pouco antes dos eventos que iniciaram a história na HQ, o jogo tem um apelo com os que conhecem a série por trazer informações novas sobre alguns personagens e é claro que a Telltale explora com inteligência um universo tão rico quanto o das Fábulas, mas tudo muito menos impactante do que poderia ser.

É claro que é só o primeiro episódio e existem algumas exigências na hora de apresentar personagens que acabam tornando-o um pouco arrastado. Esperemos os demais para poder avaliar o pacote inteiro. Por enquanto ele surge como uma boa ideia e um bom desenvolvimento. Falta o impacto para que ela não chegue ao seu fim com o gostinho de "poderia ter ficado só no papel".



Nenhum comentário:

Postar um comentário