domingo, 9 de janeiro de 2011

Direto da Telona: Pernas pro ar, humor pra baixo.

Quando assistimos a um trailer de comédia, a maioria das pessoas, ou pelo menos aqueles com um pouco mais de visão crítica, sempre perguntam-se “essas são as melhores piadas?” Pode-se dizer que “De Pernas pro Ar” (Brasil, 2010) com Ingrid Guimarães e Maria Paula responde quase na totalidade essa pergunta, se não fosse por duas ou três outras piadas que foram deixadas para o filme.
Histórias de pessoas que são viciadas em trabalho ou tenham qualquer outra obsessão e deixam a família e a própria felicidade para segundo plano, tem aos montes no cinema. Nessa comédia, o interessante é que depois de ser demitida de uma empresa de brinquedos – numa cena aliás, clichê ao extremo – a personagem Alice (Ingrid Guimarães) acaba indo trabalhar numa Sex Shop, ambiente oposto ao anterior e de certo modo um tabu entre os brasileiros - até aí sem problemas, pois isso é revelado no trailer. Ela transforma uma loja “xexelenta” em um negócio lucrativo e acaba por obter o tão sonhado sucesso profissional. Entretanto, o filme chega ao final tentando dar uma lição de moral (lição de moral em comédia é sempre ótimo!) mas na última cena, perde totalmente o sentido. “De pernas pro ar” é um filme de comédia que “tenta” divertir e dar uma lição de moral mas mal consegue fazer uma coisa e nem chega perto de fazer outra! Culpa de um roteiro confuso que não diz exatamente a que veio.
As atuações de Ingrid Guimarães e Maria Paula são preguiçosas. Isso mesmo. Parece o tempo todo que elas estão com preguiça de atuar. Ingrid não convence que está triste quando a personagem precisa passar essa idéia e as piadas em geral saem muito técnicas. Maria Paula parecesse mais com uma travesti mal intencionada que com uma mulher sensual que almeja ganhar dinheiro com seus dotes.
O filme no geral perde a oportunidade de transformar um assunto que poderia além de render boas piadas problematizar a questão da sexualidade de maneira divertida, mas acaba por se transformar em um monte de banalidades ao expor que para a mulher ter sucesso, ela "ainda" precisa pensar na relação que tem em casa. Isso fica muito claro ao final do filme quando vem à tona ao mostrar que aquilo que se pensava estar resolvido, na verdade, está longe de se tornar realidade na vida da personagem e de milhares de mulheres.
"De pernas pro ar" é um caça-níquel de verão prometendo piadas com um assunto manjado. Pra rir, só com cócegas! E olhe lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário