terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Direto da Telona: Enrolados

Como já mencionei em alguns outros posts, os tempos mudaram. Agora é preciso pensar em todo o contexto social pra levar um produto audiovisual a público, seja pra lucrar, seja pra mudar o mundo. A Disney fez a lição de casa direitinho,e mudou um bocado sua linha de princesas para os novos tempos.
Sim, Cinderelas, Brancas de Neve e Belas Adormecidas continuam fazendo sucesso e vivendo no íntimo de meninas e mulheres, mas elas são imagens de um passado que deveriam funcionar hoje, mas não funcionam mais. Esperar que o príncipe encantado apareça pra resolver todos os problemas só em sonho nos dias de hoje. As mulheres vão à luta!
Enrolados (Tangled, 2010) é um projeto bastante interessante na linha das princesas da Disney e se tornou um filme sensacional para toda a família, e quem mais quiser curtir. Rapunzel era a princesa famosa que faltava no rol da Disney, mas os longas animados baseados em contos de fada caíram em declínio com o advento das animações computadorizadas. Até que John Lasseter, o cara por trás de toda a Pixar (após ser readquirida com mais participações pela Disney) resolveu que os contos de fadas foram e deveriam continuar sendo importantes. Foi aí que ele reabriu os trabalhos de animação tradicional com A Princesa e o Sapo em 2009, e apesar do resultado ter sido um longa estupendo que conquistou a crítica, não foi considerado um grande sucesso nos cinemas. Colocaram a culpa na animação tradicional e no fato do título afastar os meninos dos cinemas.
O título antes da mudança
E antes que o projeto da Rapunzel virasse a continuação do sucesso Encantada, decidiram dar mais uma chance para as princesas, e mudaram algumas coisas. O título não poderia mais afastar os meninos, então Rapunzel virou Enrolados; e o filme precisava ter mais ação que A Princesa e o Sapo, que tinha uma princesa negra que colocava em prática todas as suas ambições e não dependia de um príncipe, colocando assim as princesas nos novos tempos com sucesso e aceitação. E o mais importante é que o filme deveria ser computadorizado e utilizando os recursos do 3D, e aí estava o desafio.
Enrolados criou uma técnica de animação computadorizada que misturada a técnicas tradicionais, se parece com uma pintura. Muitas vezes você sente estar vendo um filme de animação tradicional, e em várias outras tudo parece se misturar harmoniosamente. O interior da torre onde vive Rapunzel é um dos cenários mais incríveis num desenho animado tridimensional.
O filme começa mostrando a lenda dos cabelos mágicos de Rapunzel desde seu nascimento e seu sequestro pela bruxa má. Seus pais, tristes, soltam lanternas voadoras todos os anos por todo o reino no dia de seu aniversário para lembrar da princesa desaparecida, e Rapunzel logo já tem 18 anos e nunca saiu da torre. Mas não espere uma sofredora, a bruxa só não permite que ela saia e se finge de mãe numa boa. E então conhecemos Flynn Rider (que na dublagem nacional ficou com a voz de Luciano Huck por causa de piadas sobre nariz), um ladrão que roubou a coroa da princesa e foi se esconder justamente na torre dela. Domado pela moça dos longos cabelos, ele é chantageado a levá-la até o reino para ver as lanternas que pra ela querem dizer algo, em troca da coroa que ela escondeu (sem saber que lhe pertence), e daí pra frente é muita diversão.
A Disney acertou o tom em todos os aspectos, e fez um filme de princesa clássico, com números musicais excelentes, mas com cara de animação descompromissada. Não por acaso os animadores principais foram responsáveis por Bolt, uma animação descompromissada bem bacana do estúdio.

3 comentários:

  1. Desenho engraçado que prende do começo ao fim. Queria ter assistido no áudio original, mas em Sampa, só há cópias dubladas. A voz do Luciano Huck não incomoda tanto. Só fica chato saber que é ele, e aí ao invés de vc pensar na personagem, fica-se imaginando o Luciano apresentando o Caldeirão. No mais, é uma ótima produção e que merece ser vista do cinema. Se der, em 3D.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo! 1 dos melhores 3D que já assisti! Mas, ao contrário de meus companheiros de Liga, a voz do Luciano me incomodou sim... Fiquei esperando a hora que ele iria olhar para a Rapunzel e dizer "LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA"... rs

    ResponderExcluir
  3. Assiti e A D O R E I......mas me incomodou tbm a voz do Luciano, além de ficar imaginando a cara dele toda hora achei que ele não conseguiu passar o tom canastrão da personagem, ele ficou meio bobão. Mas pior seria se a voz da Rapunzel fosse da Angélica, aí seria o fim, não queria imaginar os dois em casa discutindo a relação....rs.

    ResponderExcluir