quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Céu de Outubro: até aonde os sonhos podem levar!

Como já foi dito no post de Incontrolável, filmes baseados em história real sempre nos levam ao questionamento se de fato o que está na tela aconteceu. Claro que sempre existem algumas adaptações para que na tela grande, os eventos relatados fiquem mais "cinematográficos".

Quero crer que pouca coisa foi mudada nesse filme que ocupa um lugar especial entre os meus "5+"! Baseado no livro "Rocket Boys" (ainda sem tradução para o português), "Céu de Outubro" (October Sky, EUA, 1999, 108 min) conta a história de Homer Hickam e de seus amigos, Quentin Wilson, Roy Lee Cook e Sherman O'Dell na cidade de Coalwood, na Virgínia Ocidental. Como o nome da cidade sugere, a cidade existia em função das minas de carvão e todos os seus moradores estavam ligados a extração do "ouro negro".

Depois de ver o primeiro satélite artificial (Sputnik) lançado pelo ser humano (e russos, no auge da Guerra Fria)  passeando pelo céu, Homer tem a idéia de construir um foguete.

Em uma cidade sem muitas expectativas, que se resumia a conseguir uma bolsa de estudos na faculdade através do futebol ou trabalhar na mina de carvão, esses quatro jovens desafiaram as probabilidades e incentivados por alguns moradores e principalmente por sua professora, Miss Riley (interpretada magistralmente por Laura Dern, mais conhecida por seu papel em Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros), resolvem tentar entrar na faculdade não pela via dos músculos dos jogadores de futebol, mas usando a massa cinzenta através de uma feira de ciências, em que os ganhadores, acabam disputados pelas melhores universidades com bolsa de estudo integral (muito parecido com o Brasil, não?)

Homer e seus amigos na época da escola
Durante todo o filme, vemos o progresso desse grupo que acredita ver realizado o impossível - ganhar a Feira Nacional de Ciências. A difícil relação de Homer com seu pai (marcado fortemente por Chris Cooper), que no filme teve o nome trocado para marcar as diferenças entre os dois, quase leva o garoto a desistir de seus objetivos. Isso se complica ainda mais quando o pai sofre um acidente na mina de carvão e Homer (Jake Gyllenhaal), para não deixar seu irmão perder a bolsa de estudos que ganhou na faculdade por ser um bom quarterback, abandona os estudos e vai trabalhar na mina.

Para quem tem um objetivo, entretanto, essas dificuldades apenas contribuem para que as conquistas sejam valorizadas quando alcançadas. É isso que me fez ver e rever "Céu de Outubro", pois quando penso que as coisas não darão certo, penso nessa história real que me motiva a continuar acreditando nos sonhos e que eles se concretizarão! Uma homenagem a esperança, é assim que defino essa obra que deve ser apreciada por todos. Uma fotografia primorosa e a belíssima trilha sonora, fecham o pacote. Não perca!

Homer na Feira de Ciências
Coisa de fã: tenho o DVD nacional e o importado. O importado tem um ótimo e completo making of. Tenho o livro que inspirou o roteiro e a maravilhosa trilha sonora, que tive que importar. Pena que não consegui o pôster.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Serginho! Fiquei com vontade de assistir o filme de novo depois de ler seu texto.
    "Blogs de entretenimento: TREMEI!"
    Seguindo nesse ritmo e qualidade a "Liga da Poltrona" esmagará vocês.
    Querem apostar?

    ResponderExcluir