quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Calvin & Haroldo: a magia da imaginação


As personagens criadas por Bill Watterson em 1985, um menino marrento de 6 anos e seu tigre de pelúcia, talvez seja a das mais queridas em todo mundo pelo carisma e simplicidade de visão de mundo. Calvin e seu inseparável amigo Haroldo, que cria vida e interage com o menino quando não há outras pessoas por perto, nos presenteia com o que há de mais interessante e fantástico na vida do ser humano: a imaginação da criança!

As peripécias em que os dois se metem faz qualquer adulto ou criança cair na risada. Enquanto escrevia esse post, revi algumas tirinhas - que foram publicadas em dezenas de jornais pelo mundo até 1995, quando o autor anunciou sua aposentadoria - e dei boas gargalhadas!

O autor é extremamente competente ao mostrar o mundo imaginário que a criança cria para as várias situações que enfrenta durante o período em que tudo "parece" conspirar para uma infância infeliz - a comida que somos obrigados a comer, a foto que não queremos tirar, o medo daquele monstro que vive no armário do quarto, o valentão da escola, a menina que resolvemos infernizar a vida e claro, a babá - talvez não muito próximo da realidade das crianças brasileiras - mas que rende ótimas histórias.



Outro universo explorado por Watterson é a escola. Nela, vemos Calvin geralmente como explorador intergalático, enfrentando um monstro horrível e abominável - a professora. Ele é sempre o herói indefeso que acaba por cair em situações de perigo na luta pela liberdade! Leia-se: não entregou o dever de casa e por isso tem que inventar alguma história mirabolante para se safar!



Outras situações que garantem boas gargalhadas é a constante briga entre Calvin e sua amiga/inimiga Susi. Ela é estudiosa, inteligente e educada e os dois vivem em pé de guerra. Geralmente envolvendo bolas de neve! Outra personagem cruelmente atormentada pela dupla, é a babá Rosalyn. Essa porém, não dá moleza aos dois traquinas, e como disse o autor, "talvez seja a única pessoa que Calvin realmente tenha medo".



Não posso deixar de falar que apesar dos temas do universo infantil, o autor também toca em temas sérios utilizando seus personagens. Uma ótima maneira de expor o ponto de vista e nos levar a reflexão, quer concordemos ou não. Uma dessas tiras "sérias", é de Calvin e Haroldo parados em frente a uma árvore cortada. Impossível não pensar que talvez esse "menino" esteja coberto de razão.





A Editora Conrad vem lançando no Brasil os livros com a coletânea das 3.160 tiras criadas durante os dez anos de atividade da dupla - Calvin & Hobbes no original.. É um deleite para quem curte uma boa história com uma dose de humor requintada. Até o momento foram lançados 7 volumes, com as aventuras dessa dupla divertida! Recomendo e garanto boas risadas.



Títulos lançados:

O mundo é Mágico
E foi assim que tudo começou
Tem alguma coisa babando embaixo da cama
Yukon Ho!
                                                              
Criaturas bizarras de outro planeta
Deu "tilt" no progresso científico
A hora da vingança


    

2 comentários:

  1. Oi!! Lendo seu post me lembrei de um que vi no "Pensar Enlouquece" do Inagaki, da tirinha mais triste do mundo... não é do autor do Calvin, mas poderia muito bem ter sido :) Dá uma olhada: http://www.interney.net/blogs/inagaki/2005/12/14/a_tira_mais_triste_de_todos_os_tempos/

    ResponderExcluir
  2. Duas curiosidades sobre a HQ de Calvin e Haroldo. 1 - O autor se aposentou e disse que nunca mais voltaria a série, por receio de torná-la repetitiva. 2 - Watterson nunca permitiu o licenciamento das personagens para virar desenho animado e outros produtos e badulaques. Por isso não existe caneca, bonecos, cadernos e brinquedos de Calvin e Haroldo.

    ResponderExcluir