Na maioria das vezes, os responsáveis pelas traduções dos títulos dos filmes estadunidenses cometem grandes gafes e em outras, a essência do filme se perde numa tradução que não tem nada a ver com o título original. Foi assim com o recente comentado aqui no Blog The Happening, que na tradução virou Fim dos Tempos. Podemos afirmar, sem medo, que o mesmo acontece com "Amor por Contrato" (The Joneses, EUA, 96 min, 2009).
O filme teve sua estréia no Festival de Toronto no Canadá em 2009, mas só chegou as telonas em 2010. No Brasil está em cartaz desde o dia 24 de dezembro de 2010.
A história se desenvolve em torno da "Família Jones", tendo como mãe a cinquentona e enxuta Demi Moore e como pai o eterno David "Mulder" Duchovny. Completam essa família Amber Heard (Zumbilândia) e Ben Hollingsworth (do seriado The Beautiful Life) como filha e filho.
Em um primeiro momento, você imagina que está diante de um filme estilo "American Way of Life", principalmente devido a recepção que os " Joneses" dão aos vizinhos que vão se apresentar e oferecer as boas vindas! Uma família bonita, feliz e de sucesso! Ao longo dos primeiros minutos você se depara com um desfile de gente bonita e endinheirada vivendo da melhor maneira possível em suas mansões, com seus carros luxuosos de último tipo, com toda tecnologia possível e imaginável! Além, é claro, de parecer que a vida é uma constante festa. Só que tem um problema! Os Joneses não são uma família e sim, vendedores! Eles fingem serem uma família rica e bem sucedida, para influenciar a todos em sua volta! A mãe com as roupas e tênis da caminhada matinal, o pai com o carrão os caríssimos tacos de golfe. Os filhos, influenciam os amigos na escola com cosméticos, celulares e demais badulaques de última geração. E na verdade, o que todos querem alí, é aumentar as vendas! Essa é a preocupação dessa "célula": virar um "ícone"!!
Mas como nem tudo sempre é perfeito, os conflitos e necessidades de qualquer pessoa aparecem, e é nesse momento que o filme te prende ainda mais a atenção, pois apesar de todo luxo, toda a grana; todos continuam passando pelas mesmas situações que qualquer mortal enfrenta, sendo que a principal delas é: queremos estar perto de quem gostamos e de quem gosta da gente!!
O filme parece encaminhar para um filme clichê, mas é bem interessante como o desfecho se dá de maneira leve e aberta. E poderiam ter trabalhado até com outros finais, o que não perderia em hipótese alguma, a mensagem original do filme.
Os amigos da "Liga da Poltrona" concordam ainda, que o filme daria um ótimo seriado! Com duas temporadas talvez, mas tocando num assunto que sempre é atual: o mais importante é ser ou ter?
Vale a pena conferir esse filme, que traz ótimas interpretações e fotografia, além de uma trilha sonora bem cuidada; e constatar mais uma vez que a tradução do título acaba, infelizmente, por afastar muita gente do cinema e de curtir um ótimo filme!
Sou 1 q torci o nariz para o título, pensando "mais 1 comédia romântica meia-boca"... Mas o filme é realmente bom, trazendo 1 reflexão atual para tds nós! IMPORTANTE: Amber Heard é 1 espetáculo!
ResponderExcluir