O tempo realmente passa! A frase clichê que abre esse post, é válida nesse final de ano em que se completam 10 anos da chegada do primeiro capítulo da Trilogia "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001). O filme estreou nos Estados Unidos em 19 de dezembro de 2001, mas só chegou em terras brazucas em 01 de janeiro de 2002! Nada mais justo que terminar esse ano lembrando desse clássico, mesmo porque, havia comentado no "twitter" que no dia de Natal iria assistir a versão estendida e veio à memória todos os acontecimentos da espera pela estréia!
O ano de 2001 foi marcado pela expectativa da estréia de "O Senhor dos Anéis" e qualquer rumor, notícia e novo trailer lançado era alardeado pelos fãs. Lembro-me de o amigo Juliano e eu assistindo ao primeiro trailer lançado na internet na casa dele e a mãe do Juliano rindo da nossa cara de satisfação por ter assistido ao trailer; ou ainda da nossa ida até o cinema do Shopping Internacional Guarulhos pra assistir ao trailer na tela grande - ficamos sabendo através da internet que num filme, que nem me lembro qual era, teria o trailer de TLoR e fomos lá conferir! Até que chegou o grande dia das estréia: foi difícil convencer em casa que eu não participaria do almoço de Ano Novo pois estaria no cinema, mas no dia 01 de janeiro de 2002, estava o Juliano, eu e dezenas de fãs na fila do Central Plaza, que na época tinha a maior tela de cinema de São Paulo na sala 10, pra assistir ao evento cinematográfico do ano!
|
Parte da minha coleção de cartões telefônicos com imagens do filme! |
Saímos de lá empolgados com o que vimos na tela, afinal, para os leitores da obra de J.R.R. Tolkien ver os personagens que tanto imaginamos na tela grande em carne e osso foi muito bacana, e também havia uma mistura de frustração, afinal, teríamos que esperar mais 1 ano para vermos a sequência!
|
Parte da minha coleção de cartões telefônicos com imagens do filme! |
Que dizer de cenas que retratavam de forma perfeita "O Condado", Rivendell (traduzido para o Português como "Valfenda"), as colunas dos salões de Moria (reino dos anões), A Floresta Dourada de Lothlórien (onde vivem Galadriel e Celeborn, na cidade de "Caras Galadhon") e das estátuas dos reis Isildur e Anárion, o "Argonath" ou Pedras do Reis, próximo a cachoeira de Rarus, em uma das entradas do reino de Gondor.
Algum tempo depois, fomos novamente alarmados pela notícia do lançamento em DVD da versão estendida de "A Sociedade do Anel" em uma versão de luxo em vinha com uma miniatura dos "Argonath", mas que não veio para o Brasil. Somente importando...
Depois de algum tempo, o amigo e um dos editores da "Liga da Poltrona" viajou para o Canadá e trouxe de lá a versão estendida, foi quando conferi o clássico com mais 29 minutos de cenas empolgantes distribuídas ao longo do filme que ficou com 208 minutos!
|
A versão de luxo de "A Sociedade do Anel" |
Em 2003, os fãs puderam conferir em alguns cinemas brasileiros a versão estendida com legendas em português pela primeira vez (eu estava lá em 01/09/2003, totalizando 13 vezes no cinema!) e somente em outubro de 2010, aportou por aqui as versões estendidas dos três filmes em 12 DVDs, mas sem as versões de luxo!
|
A versão estendida da trilogia aportou no Brasil em 2010 |
Em "A Sociedade do Anel", as cenas adicionais complementam uma obra que foi lida e assistida por milhões ao redor do mundo, contribuindo para a compreensão de detalhes da história, como a cena da traição anel ao rei Isildur, uma cena mais detalhada da vida no "Condado", um momento de descanso na jornada de Frodo e Sam quando eles observam os elfos deixando a Terra Média, o Conselho de Elrond com a cena de Gandalf falando o célebre verso "One ring to rule them all..." na língua de Mordor e uma das cenas mais emocionante da primeira parte da trilogia - a entrega dos presentes de Galadriel aos membros da "Sociedade"!
|
Parte dos ingressos das 12x que assisti ao filme
no cinema! |
Sem dúvida, é uma nova experiência assistir as versões estendidas que contribuem para um maior período de emoção e encantamento dessa obra que marcou a história de cinema e que teria acrescentado 5,8 horas ou 348 minutos aos 2136 minutos ou 35,6 horas que passei no cinema conferindo a obra de JRR Tolkien na visão do brilhante Peter Jackson.
Em 2012 tem mais Terra Média nas telonas, com a estréia da primeira parte de "O Hobbit", mas isso é assunto para outro post...
Feliz Ano Novo a todos os amigos e leitores do blog "Liga da Poltrona"!
Namárië!
|
Parte da minha coleção de cartões telefônicos com imagens do filme! |